MITOS E VERDADES SOBRE A TIREOIDE

By Equipe Dr. Alexandre 3 anos agoNo Comments
Home  /  Blog  /  MITOS E VERDADES SOBRE A TIREOIDE

Eu tenho certeza que você sabe da importância do coração, cérebro, fígado e rins para o funcionamento do seu corpo, correto? Você sabia que esses órgãos tão importantes são regulados por uma glândula localizada no seu pescoço? É verdade! A saúde da tireoide é fundamental para a produção de hormônios que regulam o funcionamento do corpo.

Enquanto professor e cirurgião de cabeça e pescoço, acompanho de perto o surgimento de mitos sobre o funcionamento dessa glândula. Por causa disso, compartilho esse post com vocês, contando sobre MITOS e VERDADES sobre a tireoide. Vamos lá:

  1. O hipotireoidismo afeta mais mulheres que homens – VERDADE! Essa não é uma disfunção exclusivamente feminina, mas, de fato, acomete mais mulheres que homens. As mulheres precisam ficar muito atentas aos problemas da tireoide, pois eles podem influenciar, inclusive, na fertilidade!
  2. O hipotireoidismo tem cura – MITO! Não é possível atingir uma cura definitiva da doença, mas é totalmente possível fazer um controle que proporcione ao paciente uma vida normal.
  3. O hipotireoidismo causa queda de cabelo – VERDADE! As alterações hormonais causadas pelo hiper ou hipotireoidismo podem sim causar queda de cabelo. Mas quando a doença é diagnosticada e tratada da maneira correta, é possível reverter esse quadro.
  4. O hipotireoidismo causa obesidade – MITO! É verdade que um dos sintomas dessa disfunção é um ganho de peso irregular, mas existem paciente que sequer apresentam essa queixa quando chegam no consultório. É importante ressaltar que o tratamento correto é capaz de reverter esse ganho de peso.
  5. O hormônio tireoidiano serve como estimulante de emagrecimento – MITO! Leitores, atenção: jamais tomem esse tipo de hormônio sem indicação médica. Quem toma esses medicamentos com a intenção de emagrecer vai acabar induzindo uma perda calórica erradíssima: até perda muscular pode acontecer.
  6. A T3 (tri-iodotironina) pode ser usada para tratamento de stress ou desânimo – MITO! Esse não é o tipo de medicamento indicado para o tratamento de nenhuma dessas queixas.
  7. Doenças da tireoide podem afetar a gestação? VERDADE! – Se essas disfunções não forem tratadas corretamente, podem trazer impactos para o feto e para a mãe.

São muitos comentários e muitas dúvidas sobre as disfunções da tireoide. Não acredite em nenhuma afirmação que não for confirmada pelo seu médico!

Category:
  Blog
this post was shared 0 times
 000

Leave a Reply