A TIREOIDECTOMIA É UMA CIRURGIA DE RISCO?

By Equipe Dr. Alexandre 11 meses agoNo Comments
Home  /  Blog  /  A TIREOIDECTOMIA É UMA CIRURGIA DE RISCO?

Em primeiro lugar deve-se ressaltar que toda cirurgia envolve riscos, todavia quando um médico indica determinada cirurgia, os benefícios superam em muito estes riscos.

A tireoidectomia é uma intervenção cirúrgica que consiste na retirada da tireoide e esse procedimento desperta apreensão entre pacientes, gerando a principal dúvida: é possível ter qualidade de vida sem a tireoide? A resposta é sim.

A falta da glândula implicará na necessidade de tomar um comprimido diariamente, em jejum, com a dosagem recomendada do hormônio tireoidiano durante toda a vida. Todavia, a cirurgia em si é um método seguro, com baixa incidência de complicações.

Especificamente em relação aos riscos da tireoidectomia, estes são variáveis, pois as chances de complicação dependem do quadro clínico do paciente e do tipo de intervenção. Por exemplo, quanto mais velho for o paciente e quanto mais doenças associadas ele tem, como diabetes e hipertensão, o risco de qualquer procedimento aumenta.

Em determinados casos, dependendo da natureza do problema de tireoide em questão, da extensão da cirurgia, das condições do paciente no momento cirúrgico e da experiência do cirurgião, as cirurgias de tireoide podem envolver riscos adicionais tais como paralisia dos nervos laríngeos recorrentes (relacionados à fala) e das paratireoides (relacionadas ao controle do cálcio no sangue). Embora pouco frequentes, são complicações que acarretam desconforto ao paciente. Felizmente, na maioria das vezes, são temporárias. Esses tipos de complicação cirúrgica têm relação direta com a experiência do cirurgião, ou seja, quanto mais experiente o cirurgião, menor a chance de acontecer.

Em caso de dúvidas, não deixe de conversar com seu médico, casso necessite busque uma segunda opinião sobre os riscos envolvidos com um outro cirurgião de Cabeça e Pescoço. Em todos os casos estarei aqui para te ajudar!

Category:
  Blog
this post was shared 0 times
 000

Leave a Reply

Your email address will not be published.