A incidência de câncer na tireoide tem aumentado?

By Equipe Dr. Alexandre 10 meses agoNo Comments
Home  /  Blog  /  A incidência de câncer na tireoide tem aumentado?

Em primeiro lugar, para essa análise, devemos nos debruçar sobre números e estatísticas confiáveis. Dessa forma, diante dos resultados apresentados pelo Inca – Instituto Nacional do Câncer, que publicou que a incidência de câncer de tireoide tem aumentado cerca 1% ao ano no país, concluímos que há sim o respectivo aumento e que, ainda que possa parecer pequeno, é muito considerável e merece atenção.
Além disso, de acordo com a mais recente estimativa brasileira de 2018, constatou-se que este é o quinto tumor mais frequente em mulheres nas regiões Sudeste e Nordeste, e é importante alertar para o fato de que a doença atinge, em sua maioria, mulheres com mais de 35 anos.
Conclui-se, portanto, que com o aumento da incidência de câncer na tiroide, é necessário cada vez mais conscientizar a sociedade em relação aos cuidados com a saúde. Embora seja um tumor cada vez mais frequente, felizmente, em geral, é um tumor pouco agressivo, cujo tratamento proporciona excelentes resultados, com elevada taxa de cura e mínima ou nenhuma morbidade.
Por fim, cabe finalizar com a análise de mais um número, em que, quando o câncer de tireoide é diagnosticado e tratado precocemente, aproximadamente 85% dos pacientes conseguem retornar à sua rotina. Assim, cuide da sua saúde e dos seus próximos, incentive a procura do médico especialista quando os sintomas aparecerem e no que precisar conte comigo!

Vejamos abaixo alguns gráficos sobre o estudo deste tema. O primeiro gráfico, mostra a evolução (aumento da incidência) do câncer papilífero de tireoide ao longo dos anos.

Já os dois gráficos abaixo mostram o aumento do câncer de tireoide, principalmente nas mulheres, ao longo dos anos, enquanto ou outros tipos de tumor vêm reduzindo a incidência:

 

Category:
  Blog
this post was shared 0 times
 000

Leave a Reply

Your email address will not be published.