VOCÊ FAZ PARTE DE ALGUM GRUPO DE RISCO DO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO?

By Equipe Dr. Alexandre 8 meses agoNo Comments
Home  /  Blog  /  VOCÊ FAZ PARTE DE ALGUM GRUPO DE RISCO DO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO?

Como em outras doenças, podemos listar diversos fatores de risco para o Câncer de Cabeça e Pescoço, que aumentam a chance de que o tumor se desenvolva. Veja se você faz parte de algum desses grupos e tome os cuidados para se prevenir:

 

1) Tabagismo

Esse é o maior grupo de risco. A fumaça do cigarro contém cerca de 70 substâncias que, associadas à nicotina, contribuem para a formação de tumores malignos em toda a região da cabeça e pescoço.

Como exemplo, confira o seguinte caso: https://www.instagram.com/p/B4Dj222FLzo/

 

2) Álcool

O consumo excessivo de bebida alcoólica também é responsável por grande parte dos casos de câncer de cabeça e pescoço, especialmente os destilados, que causam irritação e dano aos tecidos.

A prática do tabagismo e do consumo de álcool, juntos, aumentam ainda mais a chance de que um tumor seja desenvolvido.

 

3) Papilomavírus humano (HPV)

O HPV é um vírus que causa lesões em diversas regiões do corpo, como os órgãos sexuais, o ânus, o colo do útero e a orofaringe. Nessa última região, a infecção pelo vírus HPV pode contribuir para o desenvolvimento de um tumor. O HPV é transmitido, principalmente, por relação sexual. Previna-se!

 

4) Exposição excessiva ao sol

Nesse caso, trata-se do aparecimento do câncer de pele na região da cabeça e pescoço. Quando a pele é exposta por tempo longo à radiação solar, sem a devida proteção, aumenta a chance da formação de um tumor. A irradiação solar aguda também favorece o desenvolvimento do melanoma.

 

5) Vírus EBV (Epstein-Bar)

A infecção por esse vírus aumenta o risco de desenvolvimento de carcinomas da nasofaringe e linfoma de Burkitt ou de Hodgkin.

 

6) Irradiação Ionizante

A irradiação ionizante, oriunda dos aparelhos de radiografia, tomografia, pode levar ao desenvolvimento do câncer de tireoide. Toda vez que for realizar algum exame de radiografia, exija o protetor de chumbo para sua tireoide e outras partes do corpo.

 

Previna-se!

 

Esses são alguns dos grupos de risco do câncer de cabeça e pescoço. Se encaixa em algum deles? Então faça o que for preciso para se cuidar e, se necessário, marque uma consulta com um cirurgião de cabeça e pescoço.

O contato para o agendamento na minha clínica é o seguinte: (31) 3281-5960

Category:
  Blog
this post was shared 0 times
 000

Leave a Reply

Your email address will not be published.