EM 2020 FAÇA UMA ESCOLHA: PREVINA-SE! 

By Equipe Dr. Alexandre 6 meses agoNo Comments
Home  /  Blog  /  EM 2020 FAÇA UMA ESCOLHA: PREVINA-SE! 

É possível prevenir o câncer? Sim!   

A fim de reduzir os riscos de se ter a doença, a prevenção do câncer pode ser realizada por meio da Prevenção Primária e Prevenção Secundária.  

A PREVENÇÃO PRIMÁRIA tem como objetivo principal IMPEDIR que o câncer se DESENVOLVA, e consiste em evitar a exposição aos fatores de risco de câncer somada à busca de costumes para uma vida saudável. 

Por sua vez, a função da PREVENÇÃO SECUNDÁRIA é DETECTAR e TRATAR os cânceres assintomáticos iniciais e as doenças pré-malignas que, se não tratadas, podem levar ao desenvolvimento de um câncer, como por exemplo os pólipos nas paredes do intestino e as leucoplasias na cavidade oral. 

No sentido de te ajudar com a Prevenção Primária, preparei dicas importantes, para que você mantenha um estilo de vida saudável e evite a exposição aos fatores de risco do câncer:                      

 

1) Higiene bucal: 

Manter a higiene bucal em dia é extremamente importante para a sua saúde como um todo e na prevenção contra o câncer! Escove bem os dentes e procure, com frequência, o acompanhamento de um dentista de confiança, pois este estará atento a qualquer alteração. 

 

2) Tabagismo: 

Não é novidade para ninguém que o tabagismo tem uma relação muito forte com vários tipos de câncer. Um número assustador, por exemplo, divulgado pelo INCA – Instituto Nacional de Câncer – é que o tabagismo é o principal responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão. 

Por isso, cuide da sua saúde! Não fume charuto, cachimbo, cigarro ou derivados. Essa é uma forma muito importante para evitar a maioria dos cânceres de boca, faringe, laringe e pulmão. 

 

3) Álcool: 

Também de acordo com estudos publicados pelo INCA, o consumo de bebidas alcoólicas aumenta o risco de desenvolver diversos tipos de câncer, não havendo níveis “seguros” de ingestão. Portanto, evite o uso de bebidas alcoólicas ou use com moderação.  

 

4) Dieta: 

Manter uma alimentação saudável é preventiva não só para o câncer, mas também para diversos outros tipos de doenças. Essa é uma dica que vale, não só para a prevenção do câncer, mas para o nosso bem-estar no geral. Se você tem dificuldade em manter uma dieta balanceada, não deixe de procurar um nutricionista ou nutrólogo de confiança. 

 

5) Cuidados na exposição solar: 

O câncer de pele é o tumor de maior incidência no Brasil e o excesso de exposição à radiação solar é o principal causador da doença, por isso, não brinque com isso! Previna-se: use todos os dias o protetor solar, e crie o costume de usar boné, chapéu ou outro tipo de proteção quando ficar exposto ao sol. 

 

6) Atividades físicas: 

A atividade física traz benefícios para a sua saúde e, também, é fator importante na prevenção do câncer! Inclua na sua rotina diária as atividades físicas. 

 

Para finalizar, segue uma dica importantíssima em relação à Prevenção Secundária: Consulte o médico com frequência! 

Não deixe a sua saúde para depois, cuide-se! 

 

Para acompanhar dicas diárias de cuidados com a saúde e sobre prevenção e tratamento de Câncer de Cabeça e Pescoço, acompanhe o meu Instagram: 

 

Fonte de dados: 

https://www.inca.gov.br/ 

Category:
  Blog
this post was shared 0 times
 000

Leave a Reply

Your email address will not be published.