PREVENÇÃO PARA PACIENTES COM CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO EM TEMPOS DE COVID-19

By Equipe Dr. Alexandre 6 meses agoNo Comments
Home  /  Blog  /  PREVENÇÃO PARA PACIENTES COM CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO EM TEMPOS DE COVID-19

A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica se posicionou recentemente sobre a prevenção e os efeitos do coronavírus em pacientes com câncer, saiba mais:

 

O CÂNCER NÃO PODE ESPERAR! 

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que, na especialidade de cirurgia de cabeça e pescoço, muitos pacientes são oncológicos ou têm suspeição de neoplasia. Esses casos, em sua grande maioria, não podem esperar e devem ser tratados com urgência

As consultas médicas para esses pacientes e principalmente o exame físico e o tratamento não podem ser feitos remotamente. Nesse sentido, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica fez as seguintes recomendações:

  1. Não interromper os tratamentos oncológicos;
  2. Evitar o contato físico com outras pessoas, principalmente com quem apresentar sintomas gripais, quem voltou recentemente do exterior e quem está em investigação de COVID-19;
  3. Tomar todos os cuidados em relação à higiene, lavar as mãos com frequência e não sair de casa;
  4. Caso apresente sintomas como febre, coriza, falta de ar e tosse seca, entrar em contato IMEDIATO com o médico responsável pelo seu caso;
  5. Caso seja necessário comparecer a um centro de tratamento oncológico, vá acompanhado de apenas uma pessoa, e este acompanhante não deve apresentar nenhum sintoma de gripe;
  6. Evitar contato físico direto com pessoas da equipe de saúde que não tenha necessidade para o seu tratamento;
  7. Permaneça somente o tempo necessário em ambiente hospitalar, sempre tomando os devidos cuidados de higiene;
  8. Em caso de internação, restrinja as visitas hospitalares àquelas estritamente necessárias.

 

EFEITOS DO CORONAVÍRUS EM PACIENTES COM CÂNCER 

A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica também se manifestou sobre os efeitos do coronavírus em pacientes com câncer e cuidados a serem tomados por estes.

Certamente, os cuidados acerca da prevenção devem ser redobrados e seguidos estritamente, sem espaço para desleixos, haja vista que a imunidade desses pacientes sofrem uma drástica queda, principalmente em momentos de tratamento e recuperação da doença. 

Portanto, a manifestação do coronavírus nesses casos é bem mais agressiva, aumentando consideravelmente a taxa de óbito. Todo cuidado é pouco ante os pacientes em tratamento.

 

Em caso de qualquer tipo de dúvida ou necessidade de atendimento de urgência, não hesite em entrar em contato comigo, continuarei trabalhando regularmente. Mesmo que haja risco, o grande valor da profissão se encontra na busca e entrega pela vitória da vida nessas adversidades. 

Contem comigo!

Dr. Alexandre Andrade.

Category:
  Blog
this post was shared 0 times
 000

Leave a Reply

Your email address will not be published.