PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO 

By Equipe Dr. Alexandre 2 semanas agoNo Comments
Home  /  Blog  /  PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO 

Listei aqui para você as perguntas mais frequentes de pacientes acerca do câncer de cabeça e pescoço,

com respostas claras, seguras e diretas! Veja: 

 

  • Quais são os locais mais comuns do câncer de cabeça e pescoço? 

Laringe (incluindo a supraglote, glote e subglote)Cavidade Bucal (língua, assoalho da boca, palato duro, mucosa bucal e cristas alveolares) e Faringe (paredes faríngeas posterior e lateral, base da língua, tonsilas e palato mole, hipofaringe e nasofaringe). 

 

  • Quais são os sinais e sintomas do câncer de boca e garganta? 

Os principais sintomas são: ferida (aftas)na boca sem cicatrização; nódulo persistente; espessamento nas bochechas; área avermelhada ou esbranquiçada nas gengivas, língua, amídala ou revestimento da boca; irritação, dor na garganta ou sensação de que alguma coisa está presa ou entalada; dificuldade ou dor para mastigar ou engolir; mudanças persistentes na voz ou respiração ruidosa; caroços no pescoço; perda de peso e mau hálito persistente. 

 

  • Quais são os principais fatores de risco? 

O tabagismo, o álcool e a infecção pelo vírus HPV são os principais fatores de risco. No Brasil, a grande maioria dos casos de câncer de cabeça e pescoço está associada ao tabagismo e ao etilismo, mas em países desenvolvidos como os Estados Unidos, a influência do HPV já grande. 

 

  • Crianças e adolescentes podem desenvolver algum tipo de câncer de cabeça e pescoço? 

Sim. Tanto crianças quanto adolescentes podem apresentar tumores de cabeça e pescoço, por isso, é necessário que os pais e responsáveis fiquem sempre atentos e não deixem de realizar as consultas preventivas dos pequenos. 

 

  • É possível ter uma vida normal após a doença? 

É possível ter uma vida normal após cirurgia e tratamento, todavia é extremamente necessário manter um acompanhamento médico frequente, com exames periódicos de boca, garganta e pescoço e cumprir com a medicação indicada pelo especialista. 

 

  • Qualquer tipo de nódulo no pescoço é câncer? 

 

Nem todo nódulo é câncer, todavia todo caroço persistente pode ser câncer, dessa forma, caso você apresente este sintoma, é muito importante observá-lo e procurar um especialista. 

 

  • Câncer de boca só é gerado por tabagismo? 

O tabagismo é um fator de risco para o câncer na boca, mas não é o único, sendo assim, este tipo de câncer pode ocorrer em pessoas que nunca fumaram ou beberam, em razão da falta de higiene, infecção oral pelo papilomavírus humano (HPV) ou outros fatores. 

 

  • Sexo oral pode causar câncer na boca? 

Sim. A prática de sexo oral, principalmente sem proteçãopode causar infecção oral pelo papilomavírus humano (HPV), que pode levar ao câncer de orofaringe. 

 

  • Como prevenir o câncer de cabeça e pescoço? 

Algumas maneiras de prevenir o câncer de cabeça e pescoço são: manter uma boa higiene bucal; dizer não ao tabagismo e não fumar charuto, cachimbo, cigarro ou derivados; evitar o uso de bebidas alcoólicas e manter uma dieta balanceada e saudável.  

Por fim, também é sempre muito importante reforçar os cuidados na exposição solar e usar, além de protetor solar, boné, chapéu ou outro tipo de proteção quando ficar exposto ao sol. 

 

Se você ainda tem alguma dúvida que não foi respondida acima, basta me enviar uma mensagem no meu perfil do instagram, clicando AQUI, ou fazer a sua pergunta nos comentários abaixo. Será um prazer te responder, conte comigo! 

Category:
  Blog
this post was shared 0 times
 000

Leave a Reply

Your email address will not be published.