CONHEÇA A CAMPANHA JULHO VERDE!

By Equipe Dr. Alexandre 1 mês agoNo Comments
Home  /  Blog  /  CONHEÇA A CAMPANHA JULHO VERDE!

A Campanha JULHO VERDE foi criada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço que objetiva conscientizar as pessoas sobre o câncer de cabeça e pescoço, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação.  

 

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a campanha Julho Verde tem um objetivo muito maior do que apenas espalhar por aí informações relevantes sobre o câncer de cabeça e pescoço. 

Nós, médicos, nos reunimos nesta causa, de forma especial ao longo do mês de julho, pois pretendemos ampliar o número de diagnósticos precoces, por meio da conscientização sobre os fatores de risco evitáveis e os sinais e sintomas. 

Os diagnósticos precoces do câncer de cabeça e pescoço evitam o crescente número de óbitos e mutilações graves que comprometem funções vitais dos pacientes como a fala, respiração, alimentação, visão, audição e cognição. 

O câncer de cabeça e pescoço está aumentando, principalmente entre jovens e mulheres a cada ano, no Brasil e no mundo, e é preciso alertar a sociedade sobre essa doença tão pouco conhecida e que já ocupa em sua totalidade o segundo lugar no ranking de todos os cânceres, abaixo apenas do câncer de pele. 

 

FIQUE POR DENTRO 

– OS TUMORES: 

Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide e seios paranasais. 

– CIRURGIAS E PROCEDIMENTOS: 

A cirurgia de cabeça e pescoço é uma especialidade cirúrgica que trata principalmente dos tumores benignos e malignos da região da face, fossas nasais, seios paranasais, boca, faringe, laringe, tireoide, glândulas salivares, dos tecidos moles do pescoço, da paratireoide e tumores do couro cabeludo. 

Dentre os procedimentos diagnósticos realizados pelo cirurgião de cabeça e pescoço destacam-se a faringolaringoscopia, realizada para examinar, avaliar e, eventualmente biopsiar lesões da laringe e faringe. 

Uma das cirurgias mais realizada na área, é em relação a tireoide: a tireoidectomia. A tireoidectomia é o tipo de cirurgia mais comum para a remoção da glândula tireoide e pode ser total, quando toda a glândula é removida, ou parcial, quando é parcialmente retirada. Para saber mais sobre essas duas cirurgias clique AQUI. 

 

FIQUE ATENTO AOS SINAIS: 

O corpo apresenta alguns sinais do câncer de cabeça e pescoço, por isso, fique atento e observe se você apresenta algum desses: 

 

– Rouquidão persistente; 

– Nódulos no pescoço; 

– Dor ou Dificuldade para engolir; 

– Mudança na voz; 

– Manchas brancas na boca; 

– Aftas frequentes e que não cicatrizam; 

– Lesões com sangramento na boca e dificuldade para cicatrização. 

 

Apesar desses sintomas também serem comuns em outras condições clínicas, é extremamente importante que você se observe e consulte um médico especialista. Saiba as principais perguntas e respostas sobre o câncer de cabeça e pescoço clicando AQUI. 

Por fim, lembre-se: a prevenção é a melhor solução para o câncer! Cuide-se e faça parte também da Campanha Julho Verde – espalhe essa mensagem de prevenção aos seus amigos e familiares. É muito importante que toda a sociedade conheça os sinais, sintomas e formas de prevenção do câncer e você pode ajudar compartilhando informações seguras! 

Category:
  Blog
this post was shared 0 times
 000

Leave a Reply

Your email address will not be published.