TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A SUA LARINGE E FARINGE! 

By Equipe Dr. Alexandre 2 anos agoNo Comments
Home  /  Blog  /  TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A SUA LARINGE E FARINGE! 

O QUE É A LARINGE? 

A laringe é um órgão do sistema respiratório, uma estrutura complexa, composta de cartilagem e músculos, localizada na região superior do pescoço. 

É composta por cartilagens, membranas, músculos e ligamentos que atuam em conjunto na deglutição e na fonação. Entenda melhor observando a imagem abaixo: 

QUAIS AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DA LARINGE? 

A principal função da laringe é proteger as vias aéreas inferiores e não deixar que nenhum alimento, saliva ou outra substância chegue aos pulmões. 

No ser humano, a laringe, também é responsável pela fala (fonação). 

 

O QUE É A FARINGE? 

A faringe é um órgão que fique logo acima da laringe e faz parte tanto do sistema respiratório quanto do sistema digestório. 

É um canal muscular membranoso, que compreende toda a parte de conexão do sistema respiratório e do sistema digestivo, ou seja, que se comunica com o nariz e a boca, ligando-os à laringe e ao esôfago. 

Observe na imagem abaixo e identifique a faringe, na parte colorida em azul (orofaringe e hipofaringe) e em vermelho mais escuro (nasofaringe): 

 

 

QUAIS AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DA FARINGE? 

função da faringe é de receber e fazer a passagem do ar inalado e dos alimentos ingeridos até os outros órgãos dos sistemas respiratório e digestório, respectivamente. 

No caso da inalação do ar, há duas situações, quando entra pelas vias nasais, passando primeiro pela faringe superior (nasofaringe), em seguida pela média (orofaringe), indo para inferior (hipofaringe) e finalmente segue para a laringe. 

A segunda situação é quando o ar entra pela boca, quando passará diretamente para a faringe média (orofaringe), depois pela inferior (hipofaringe) e pela laringe. 

No caso dos alimentos, eles entram sempre pela via bucal e seguem pela faringe média e inferior (oro e hipofaringe), descerão pelo esôfago e seguirão seu caminho no sistema digestivo. 

Nesse sentido, através da faringe passam alimentos, bebida e ar e, por meio de complexos mecanismos, se separam e seguem seus caminhos naturais: o ar percorre até chegar aos pulmões e a comida, os líquidos e até a própria saliva seguem pelo caminho digestivo. 

 

QUAIS OS RISCO DE CÂNCER NESSA REGIÃO? 

Uma vez que se entende os conceitos básicos e as principais funções da faringe e laringe, já é possível imaginar os grandes riscos para a saúde quando se apresenta um câncer nessas regiões. 

De acordo com os números divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer, o câncer de laringe ocorre predominantemente em homens acima de 40 anos e é um dos mais comuns entre os que atingem a região da cabeça e pescoço. Representa cerca de 25% dos tumores malignos que acometem essa área e 2% de todas as doenças malignas. 

 

SINAIS DE CÂNCER NA REGIÃO DA FARINGE E LARINGE: 

Os sintomas de câncer nessa região estão diretamente ligados à: 

– Lesão localizada na região: ferida na garganta que não cicatriza; 

– Alteração na qualidade da voz; 

– Sensação de “caroço”, nódulo ou massa na garganta; 

– Tosse persistente; 

– Dor e dificuldade para engolir; 

– Dor de ouvido; 

– Dificuldade para respirar; 

– Perda de peso 

– Caroço no pescoço. 

 

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO? 

O diagnóstico deste tipo de câncer se dá por meio da oroscopia e de um exame chamado laringoscopiaalém do exame do pescoço. Durante sua realização, é possível a coleta de fragmentos do tumor para análise do tecido retirado a fim de fazer o diagnóstico e realizar o planejamento terapêutico adequado para o caso específico. 

Já o tratamento depende dlocalização e a extensão do câncer e ele pode ser tratado com cirurgia e/ou radioterapia e com quimioterapia associada à radioterapia. 

É importante ressaltar que, quanto mais precocemente for feito o diagnóstico, maior a possibilidade de o tratamento ter sucesso e evitar deformidades físicas e problemas psicossociais, haja vista que a terapêutica dos cânceres da laringe pode afetar respiração, fala e deglutição. 

Por isso, caso você perceba algum sintoma, não demore para procurar o médico especialista! A saúde vem em primeiro lugar. 

 

Lembrando que o meu consultório está localizado em Belo Horizonte e você pode entrar em contato pelo telefone (31) 3281-5960.

Category:
  Blog
this post was shared 0 times
 000

Leave a Reply