NOVEMBRO AZUL 2020

By Equipe Dr. Alexandre 1 ano agoNo Comments
Home  /  Blog  /  NOVEMBRO AZUL 2020

Mesmo diante da pandemia do novo coronavírus, o câncer de próstata continua sendo destaque e a prevenção é a chave na luta a favor da saúde masculina

Chegamos ao mês de novembro de 2020 e diante de um ano com uma intensa e importante conscientização sobre os cuidados com a saúde, principalmente em relação à prevenção da contaminação e transmissão do COVID-19, destaco que os cuidados com a saúde devem se estender a outros perigos. A prevenção e o tratamento de doenças como o câncer não podem esperar e, neste novembro azul, te convido a ficar alerta: é possível que muitos casos de tumores de próstata, por exemplo, não sejam identificados neste ano por causa da ausência dos pacientes nos consultórios médicos.

Então, reforçando a campanha da Sociedade Brasileira de Urologia, enquanto médico e cirurgião, destaco a importância da conscientização dos homens sobre a sua saúde. É muito importante que todos se informem, entendam os riscos do câncer de próstata e façam os exames frequentemente.

A prevenção é importante porque no caso do câncer de próstata, o tumor não apresenta sintomas na fase inicial (momento em que 90% dos casos podem ser curados se tratados precocemente). Sendo assim, o exame frequente é essencial para diagnosticar cedo e aumentar ao máximo as chances de cura da doença.

A recomendação é que todos os homens que tenham 50 anos ou mais, mesmo sem apresentar sintomas, façam uma avaliação individualizada periódica com um médico especializado. Se você apresentar histórico de câncer de próstata na sua família, os exames devem começar aos 40 anos.

 

Por que o exame de toque?

O exame de toque retal feito pelo médico permite uma avaliação clínica de possíveis alterações na glândula, como endurecimento. Esse método é muito preciso para a identificação de nódulos na região. O exame de sangue é complementar ao de toque e é importante destacar que um não substitui o outro.

 

Saúde masculina completa!

O câncer de próstata é o tumor mais comum do sexo masculino. Mas durante o novembro azul, também é importante acionar o radar para outras doenças que têm incidência alta em homens, como os cânceres de pulmão, colorretal e de estômago.

Além do acompanhamento e exames frequentes, é fundamental adotar práticas saudáveis e cuidar do bem-estar todos os dias. Alimentação controlada, redução do consumo de álcool e prática frequente de atividades físicas são muito importantes para ajudar no controle da saúde e na prevenção de diversas doenças.

Aproveite deste mês em que a saúde do homem está em destaque e compartilhe essas informações com a sua família e amigos. Se você é homem e tem mais de 50 anos, que tal agendar a sua consulta com um médico agora mesmo? Não deixe para depois, a sua saúde é o seu bem mais precioso!

Category:
  Blog
this post was shared 0 times
 000

Leave a Reply