NÚMERO DE CASOS DE CANCER AUMENTA NO BRASIL

By Equipe Dr. Alexandre 1 ano agoNo Comments
Home  /  Blog  /  NÚMERO DE CASOS DE CANCER AUMENTA NO BRASIL

Brasil terá 625 mil novos casos de câncer a cada ano do triênio 2020-2022. Entenda:

 

O Brasil terá 625 mil novos casos de câncer a cada ano do triênio 2020-2022 e, dentre os principais fatores de risco para o crescimento deste número, tem-se a obesidade.

Comportamentos não saudáveis como fumar, consumir bebidas alcoólicas, sedentarismo e alimentar-se mal, também aumentam o risco de 10 tipos da doença. Todas essas informações constam da publicação Estimativa 2020 – Incidência de Câncer no Brasil do INCA.

 

TIPOS DE CÂNCER

Depois do câncer de pele não melanoma (177 mil casos novos), os mais incidentes serão os de mama e de próstata (66 mil cada), cólon e reto (41 mil), pulmão (30 mil) e estômago (21 mil). Separados por sexo, os tipos mais frequentes nos homens, excluindo-se pele não melanoma, serão próstata (29,2%), cólon e reto (9,1%), pulmão (7,9%), estômago (5,9%) e cavidade oral (5,0%). Nas mulheres, também sem contar o não melanoma, os mais incidentes serão os de mama (29,7%), cólon e reto (9,2%), colo do útero (7,4%), pulmão (5,6%) e tireoide (5,4%).

 

CURIOSIDADE

O câncer é uma doença estreitamente relacionada à condição socioeconômica. Quanto mais a população se desenvolve, mais cresce expectativa de vida e aumenta o número de casos de câncer ligados ao envelhecimento, à urbanização e à industrialização, como os de mama e próstata.

Já nas populações com menor índice de desenvolvimento, os cânceres mais frequentes são os do colo do útero, estômago e fígado.

 

COMO PREVENIR

Como medida individual para contribuir para o controle do câncer, recomenda-se adotar um estilo de vida e hábitos saudáveis, como manter a alimentação equilibrada, praticar atividade física, não fumar e evitar o consumo de álcool.

Acredite: você tem o poder de agir no controle do câncer! Cuide da sua saúde e de quem você ama.

Category:
  Blog
this post was shared 0 times
 200

Leave a Reply