TONTURAS E VERTIGENS: RISCO TUMORAL

By Equipe Dr. Alexandre 5 meses agoNo Comments
Home  /  Blog  /  TONTURAS E VERTIGENS: RISCO TUMORAL

Esses sintomas podem ser indicativos de um problema maior. Leia esse texto e saiba observar os sinais!

Duas queixas comuns dos pacientes e, na grande maioria dos casos, são sintomas de alguma desordem no sistema vestibular periférico. No entanto, embora seja raro, essas ocorrências podem ser consequência de um evento mais grave, como cânceres de cabeça e pescoço.

Por isso, é sempre necessário buscar um bom atendimento médico preventivo, sobretudo se existe histórico de tumores na família.

Veja abaixo alguns dos fatores de risco que colaboram para esse quadro:

Tabagismo e alcoolismo

A associação dos hábitos de beber e fumar multiplica em até 35 vezes a chance de uma pessoa saudável desenvolver algum tipo de câncer de cabeça e pescoço, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP). Os estudos epidemiológicos ligados ao assunto retratam que a exposição ao tabaco e ao álcool são os principais fatores causais associados ao desenvolvimento do carcinoma espinocelular, que é o tumor mais frequente nessa região.

Infecções no ouvido sem melhora

As infecções de ouvido são comuns em crianças, sendo raro o desenvolvimento em indivíduos mais velhos. Portanto, se um adulto desenvolver uma infecção no ouvido sem ter tido infecções de ouvido anteriormente, é importante consultar um especialista em cabeça e pescoço.

Este sintoma é um possível sinal do câncer de nasofaringe, apesar de ser mais frequentemente causados por outras doenças. Por isso, em caso de suspeita é importante consultar um médico para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.

HPV positivo

A infecção pelo HPV é um fator de risco relevante para o câncer de cabeça e pescoço, sobretudo na região da orofaringe, que engloba a base da língua, as amídalas e a parte lateral e posterior da garganta.

Na atualidade, a preocupação aumentou diante do crescimento exponencial de casos da doença entre os jovens de ambos os sexos que praticam sexo oral desprotegido. Isso porque o HPV, que é transmitido sexualmente, está diretamente ligado ao aparecimento dessa patologia.

 

SAIBA MAIS

Para mais informações sobre doenças, tratamentos, e muito mais, acesse o meu Instagram clicando aqui, e veja as outras notícias do meu site clicando aqui.

Category:
  Blog
this post was shared 0 times
 000

Leave a Reply