O AUMENTO DA IDADE INFLUENCIA OS NÓDULOS DA TIREOIDE?

By Equipe Dr. Alexandre 1 mês agoNo Comments
Home  /  Blog  /  O AUMENTO DA IDADE INFLUENCIA OS NÓDULOS DA TIREOIDE?

Preparei esse texto para você!

A tireoide é uma glândula muito importante para o corpo. Ela é responsável pela produção de hormônios que atuam em todo o organismo: na função do coração, do cérebro, do fígado e dos rins; na regulação do ciclo menstrual; na fertilidade e no peso; na memória, na concentração e no controle emocional, por exemplo.

Quer saber mais sobre essa condição e sua relação com o aumento da idade?

Veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre o assunto:

O QUE É UM NÓDULO DE TIREOIDE?

A glândula tireoide tem como principal função a produção dos hormônios T3 e T4, que atuam na regulação e no funcionamento do coração, cérebro, entre outros órgãos. Porém, existem situações que podem prejudicar a sua atuação.

A glândula tireoide pode sofrer alguns distúrbios, como a produção excessiva de hormônios, resultando no hipertireoidismo. Por outro lado, também pode haver uma queda considerável nesta produção, o que significa que há hipotireoidismo. Além disso, é possível ocorrer uma alteração na estrutura da glândula, com formação de nódulos da tireoide.

Em síntese, trata-se de uma massa de tecido que cresceu por conta dos próprios hormônios produzidos pelo órgão. Eles aparecem dentro da tireoide, como pequenos caroços que podem ser isolados ou múltiplos.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS MAIS COMUNS?

Na maioria dos casos, os nódulos da tireoide são pequenos e assintomáticos, o que faz com que passem despercebidos durante anos. Os sintomas só aparecem quando possuem um tamanho maior.

Nesses casos, podem causar sensações de caroços ou aperto no pescoço, dor na parte da frente do pescoço, rouquidão ou mudanças no timbre da voz, dificuldade para respirar e engolir e tosse crônica.

Caso o nódulo produza hormônios tireoidianos, outros sintomas podem surgir, tais como, aumento do apetite, agitação, vermelhidão na pele ou ressecamento dela, cansaço, queda de cabelo, inchaço e aceleração do ritmo cardíaco.

COMO A IDADE INFLUENCIA?

O surgimento de um nódulo na tireoide não tem sua causa conhecida. Da mesma forma, não se sabe exatamente o porquê, mas as estatísticas comprovam que a presença desse é mais comum com o passar dos anos, especialmente a partir dos 50 anos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SMEM), cerca de 10% das mulheres acima de 40 anos e de 20% das que têm mais de 60 anos manifestaram algum problema na tireoide.

A avaliação da função tireoidiana é feita por meio das dosagens no sangue do T3, do T4 e do TSH, um hormônio da glândula hipófise que regula a produção dos outros dois pela tireoide, e também com ultrassom, que ajuda a avaliar a anatomia da glândula, identificando ainda a presença de eventuais nódulos.

Enfim, a tireoide é um órgão de extrema importância para o corpo, o que exige uma atenção redobrada com ela. Portanto, para evitar ser surpreendida por um diagnóstico de um nódulo na tireoide, mantenha uma rotina de visitas ao seu médico.

SAIBA MAIS

Para mais informações sobre doenças, tratamentos, e muito mais, acesse o meu Instagram clicando aqui, e veja as outras notícias do meu site clicando aqui.

Category:
  Blog
this post was shared 0 times
 000

Leave a Reply