Doenças da Tireoide

Home  /  Doenças da Tireoide

Tireoidectomia

 

A tireoide é uma glândula em forma de borboleta (com dois lobos), que fica localizada na parte anterior pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão (ou popularmente, gogó).

Ela age na função de órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e rins. Interfere, também, no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor, e no controle emocional.

A tireoide produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que atuam em todos os sistemas do nosso organismo. Quando a tireoide não está funcionando adequadamente pode liberar hormônios em excesso (hipertireoidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo).

Tanto no hipo como no hipertireoidismo, pode ocorrer um aumento no volume da tireoide, que se chama bócio, e que pode ser detectado pelo exame físico. Problemas na tireoide podem aparecer em qualquer fase da vida, do recém-nascido ao idoso, em homens e em mulheres. Diagnosticar as doenças da tireoide não é complicado e o tratamento pode salvar a vida da pessoa.

Nódulos da Tireoide

Um dos problemas mais frequentes da tireoide são os nódulos, que não apresentam sintomas. Estima-se que 60% da população brasileira tenha nódulos na tireoide em algum momento da vida. O que não significa que sejam malignos. Apenas 5% dos nódulos são cancerosos. O reconhecimento deste nódulo precocemente pode salvar a vida da pessoa e a palpação da tireoide é fundamental para isso. Em muitos casos, a presença do nódulo não leva à alteração hormonal e, portanto, exames de sangue não vão estar alterados.

Câncer de tireoide

O câncer de tireoide é um tumor maligno da glândula tireoide. O tumor é mais frequente nas mulheres e tende a ser mais agressivo em pessoas acima de 45 anos. Estes tumores são formados por células que se multiplicam rapidamente e descontroladamente destruindo os órgãos e se espalhando para os linfonodos do pescoço (ínguas) ou para os pulmões.

Fatores de risco

História de irradiação na tireoide (como nos trabalhadores com Raios X sem proteção ou nos expostos a materiais radioativos) e fatores genéticos.

Sinais e sintomas do câncer de tireoide

Geralmente o câncer de tireoide manifesta-se como nódulos na glândula tireoide ou como aumento em seu volume. Geralmente este aumento é benigno, mas são necessários alguns exames para um diagnóstico preciso. Rouquidão, dificuldade para engolir e para respirar, além de aumento dos linfonodos do pescoço (ínguas) são sintomas que poderão estar presentes.

Exames complementares

Além do exame físico, alguns exames complementares podem ser realizados para ajudar o médico no diagnóstico e condução do caso. Os exames mais realizados para avaliação da tireoide e do nódulo tireoidiano são a função tireoidiana, ultrassom da tireoide e do pescoço, punção aspirativa por agulha fina (PAAF) do nódulo. Além desses, podem ser necessários, em algumas situações, a cintilografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Tratamento

O tratamento padrão do câncer de tireoide é cirúrgico associado à iodoterapia em alguns casos. A reposição do hormônio da tireoide também é necessária para a maioria dos pacientes.

Agende sua consulta

Preencha or formulário de contato ou ligue para 31-3281-5960 ou 31-3024-8335