O TRATAMENTO DE TODO CARCINOMA TIREOIDIANO É A TIREOIDECTOMIA TOTAL?

By Equipe Dr. Alexandre 11 meses agoNo Comments
Home  /  Blog  /  O TRATAMENTO DE TODO CARCINOMA TIREOIDIANO É A TIREOIDECTOMIA TOTAL?

Atualmente, a indicação para o tratamento do câncer de tireoide – carcinoma papilifero da tireoide – é cirúrgico. Esse tipo de cirurgia é chamada tireoidectomia e nem sempre ela é total, podendo ser, também, parcial, levando-se em conta o tamanho e a extensão do tumor e a idade do paciente.

A tireoidectomia consiste na retirada a glândula tireoide (total ou parcial) e em alguns casos, a retirada dos gânglios linfáticos adjacentes que podem estar acometidos pelo tumor, o que se chama de esvaziamento cervical.

Além da cirurgia, devem ser tomados diversos cuidados no pós operatório, assim é extremamente importante a continuidade do acompanhamento com um endocrinologista com experiência em carcinomas da tireoide e com o próprio cirurgião de cabeça e pescoço.

Por fim, cumpre-me ressaltar que, caso você apresente nódulos na tireoide, já tenha feito algum tratamento ou até a própria tireoidectomia, é extremamente importante que você mantenha um contato com o seu médico. Não deixe a sua saúde para depois!

Category:
  Blog
this post was shared 0 times
 000

Leave a Reply

Your email address will not be published.