COMO TER UMA BOA RECUPERAÇÃO DA CIRURGIA DE TIREOIDE E DIMINUIR A CHANCE DE COMPLICAÇÕES? 

By Equipe Dr. Alexandre 6 meses agoNo Comments
Home  /  Blog  /  COMO TER UMA BOA RECUPERAÇÃO DA CIRURGIA DE TIREOIDE E DIMINUIR A CHANCE DE COMPLICAÇÕES? 

Comumente, o pós-operatório da tireoidectomia é bem simples e tranquilo. Porém, como toda cirurgia, essa também apresenta riscos. Por isso, é importante tomar alguns cuidados essenciais para que a recuperação seja mais rápida, com menos dor e com uma cicatrização melhor.  

Então, preparei para você que fez ou vai fazer a cirurgia da tireoide uma lista com 9 dicas importantes. Fique atento a essas instruções e, assim, a sua recuperação será mais tranquila: 

1. Fique tranquilo 

A cirurgia é feita com anestesia geral. Por isso, é comum que o paciente acorde um pouco desorientado. Não se desespere! Isso é normal. Você será encaminhado para a sala de recuperação pós-anestésica e será acompanhado por um enfermeiro durante aproximadamente duas horas. Neste período, não hesite em relatar ao profissional da saúde tudo o que está sentindo.  

Aqui explico melhor como é a anestesia da tireoidectomia.  

 

 2. Atente-se à sua posição na maca 

Os enfermeiros vão posicioná-lo da maneira correta: 

  • Cabeceira elevada, com pelo menos 30º de inclinação. Isso evita o inchaço no pescoço; 
  • Cabeça em posição neutra, evitando esticar a pele da região operada para que não haja rompimento dos pontos.  

Evite movimentos bruscos, esforço físico e abaixar a cabeça. Ao levantar para ir ao banheiro, por exemplo, primeiro sente-se devagar na maca, fique nesta posição um tempo e só depois, com ajuda, levante-se.  

 

 3. Preste atenção em como é feito o curativo 

Durante a sua estadia no hospital, o curativo é feito pela equipe de enfermagem. Depois, quando você vai para casa, deve higienizar e realizar a sua troca sozinho ou com a ajuda de algum acompanhante. Por isso, é muito importante que você saiba como e quando fazê-lo. De toda forma, os cuidados são simples: lavar a ferida diariamente com água e sabonete comum e manter a ferida coberta com Micropore ou Curativo Siliconado por no mínimo 30 dias. 

 

4. Faça o uso dos medicamentos corretamente 

O cirurgião vai prescrever alguns medicamentos para dor e o hormônio tireoidiano nos casos de tireoidectomia total. Não deixe de tomá-los, eles são fundamentais para uma boa recuperação.  

 

5. Repouso relativo 

Muita movimentação pode aumentar a pressão venosa no pescoço e levar a sangramentos e inchaços. Mas não é necessário ficar acamado todo o tempo. Procure caminhar dentro de casa, ao longo do dia, várias vezes. Você pode sentar à mesa para as refeições, sentar em um sofá ou cadeira, ler um livro, mexer no computador ou celular. Procure sempre movimentar as pernas e pés. 

 

6. Conversar normalmente 

Falar durante a recuperação é permitido. Porém, exagerar no uso da voz é considerado um esforço e pode causar inchaço.  

 

7. Coma alimentos mais leves e hidrate bastante 

Evite alimentos com potencial alergênico, como frutos do mar e carne de porco. Prefira uma alimentação saudável e rica em proteínas e vitaminas, que ajudam em uma boa cicatrização. Procure ingerir bastante líquidos (água, sucos). 

 

8. Proteja-se da exposição à luz solar  

O sol é um grande vilão quando o assunto é cicatrização. Portanto, é necessário ter cuidado quando você for para a rua. No início, o próprio curativo te protege do sol. Depois, é necessário cobrir-se com uma roupa de tecido leve. Quando a ferida já estiver seca e sem curativo, você deve usar protetor solar.  

Aqui falo sobre como é a cicatriz da tireoidectomia. 

 

9. Não deixe de retornar ao seu médico e comunique com ele se houver qualquer intercorrência ou dúvida 

A cirurgia é apenas uma parte do seu tratamento. Por isso, é importante que você retorne ao cirurgião após a tireoidectomia, conforme a orientação dele, para que seja dado prosseguimento ao tratamento.  

Se estiver sentindo alguma coisa diferente ou tiver alguma dúvida da sua recuperação, não deixe de entrar em contato com seu médico. 

 

Dica extra: a escolha de um bom médico é fundamental para que a cirurgia seja um sucesso! Antes de operar, converse com o cirurgião que irá executar a tireoidectomia, pergunte sobre a experiência dele, pesquise o histórico e procure referências.  

 

Respeite o seu período de recuperação, assim as chances de não ter nenhuma intercorrência são maiores.  

 

Achou o conteúdo interessanteNo meu Instagram publico dicas diárias e muitas informações importantes sobre saúde. Clique no link e siga o meu perfil. 

Category:
  Blog
this post was shared 0 times
 000

Leave a Reply

Your email address will not be published.