27/09, DIA NACIONAL DO IDOSO 

By Equipe Dr. Alexandre 1 ano agoNo Comments
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No dia 27 de setembro celebramos o dia Nacional do Idoso e esta é uma data muito importante, pois precisamos reforçar a mensagem de que é possível envelhecer com qualidade de vida e saúde! 

 

Um grande fato é que a idade chega para todos e que dificuldades aparecem no meio do caminho, mas a melhor forma de cuidar da sua qualidade de vida é cuidando da sua saúde! 

A qualidade de vida na velhice está intimamente associada à saúde e vida ativa, que envolve quatro pilares, veja 

 

1) ATIVIDADE FÍSICA: 

Não é novidade para ninguém que a atividade física é extremamente importante para o ser humano, seja qual for a idade. Todavia ao envelhecer isso se torna ainda mais evidente, haja visto que, na terceira idade, a mobilidade e a força muscular ficam naturalmente comprometidas. 

Neste sentido, a prática de exercícios ajuda a melhorar a resistência física e a disposição para as atividades do dia a dia, além de gerar mais confiança, independência e contribuir para o aspecto mental da pessoa. 

Movimentar-se e cuidar do corpo é essencial e, além de contribuir pela melhora na qualidade de vida, tem função de auxiliar na prevenção ou tratamento de males como a depressão, diabetes, osteoporose e doenças cardíacas.  

Veja os principais benefícios da prática de atividades físicas na terceira idade: 

– Melhora do condicionamento físico e disposição; 

– Diminuição da ansiedade e do estresse; 

– Melhora da qualidade do sono, na mobilidade e no equilíbrio; 

– Controle do peso;  

– Melhora no controle da pressão arterial e preservação dos ossos e articulações; 

– Melhora dos quadros de dor em geral. 

 

2) ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: 

A alimentação adequada e saudável é importante para a manutenção da saúde de qualquer pessoa e em qualquer idade, todavia, na terceira idade, de forma especial, é necessário uma dose extra de cuidado. 

O foco na alimentação deve ser redobrado, principalmente para os idosos que apresentam algum tipo de doença ou necessidade de controle alimentar de prevenção. 

Portanto, é necessário ser firme em uma alimentação saudável, com variedade de alimentos e em quantidades adequadas, que forneçam aos idosos todos os nutrientes necessários para manter sua saúde e nutrição.  

É importante que, se possível, o idoso faça um acompanhamento profissional acerca da sua dieta e alimentação! 

 

3) MENTE ESTIMULADA 

O passar dos anos provocar não só desgastes físicos, mas também mentais e, por isso, é preciso cuidar e manter a mente sempre estimulada!  

Dessa forma, além de tentar manter os hábitos de costume, é importante incorporar outros hábitos durante a terceira idade para manter uma mente lúcida e ativa mesmo após o desgaste dos anos. Veja alguns exemplos: 

– Jogo de imagens, palavras e raciocínio; 

– Atividades de expressão corporal: teatro e dança; 

– Ler e contar histórias; 

– Manter as relações sociais; 

– Aprender algo novo. 

 

4) PREVENÇÃO E CUIDADOS COM A SAÚDE EM DIA. 

Na fase da terceira idade é extremamente importante um bom acompanhamento médico, a observação atenta de sintomas e a manutenção dos exames em dia. Além de prevenir doenças, essa quarta atitude é capaz de garantir segurança e tranquilidade para o dia a dia do idoso. 

Além disso, a prevenção de quedas, armazenamento e cuidado com medicamentos deve ser sempre reforçada. 

 

Em pesquisa realizada em 2016 pelo IBGE, a população idosa brasileira é composta por 29.374 milhões de pessoas, totalizando 14,3% da população total do país e a expectativa de vida aumentou para 79,31 anos para a mulher e 72,18 para o homem.  

Esse crescimento representa uma importante conquista social e implica cada vez mais em melhorias das condições de vida do idoso, na ampliação do acesso a serviços médicos e no incentivo ao cuidado da saúde do idoso. 

Por isso, espalhe essas importantes informações e auxilie no cuidado da saúde dos idosos com quem você convive. Vamos juntos em busca da promoção da saúde para todos!

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