OUTUBRO ROSA – TODOS JUNTOS CONTRA O CÂNCER! 

By Equipe Dr. Alexandre 1 ano agoNo Comments
Home  /  Blog  /  OUTUBRO ROSA – TODOS JUNTOS CONTRA O CÂNCER! 

O que você sabe sobre a Campanha Outubro Rosa?
Neste conteúdo, preparei para você tudo sobre essa campanha que é tão importante para as mulheres e para a nossa sociedade. Veja: 

  

Outubro Rosa é uma campanha anual e internacional realizada no mês de outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. 

Para cumprir o seu objetivo, a campanha incentiva a divulgação de informações e promoção da conscientização sobre a doença, a fim de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. 

Veja abaixo um pouco mais sobre a história da campanha e informações básicas que você precisa saber para ajudar nessa conscientização: 

 

HISTÓRIA: 

O início do movimento ocorreu no ano de 1990, em Nova Iorque, em um evento chamado “CORRIDA PELA CURA“, com a finalidade arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. 

O referido evento acontecia sem o envolvimento de instituições públicas ou privadas, todavia, a medida em que cresceu, o mês de outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos. 

O movimento cresceu, ganhou visibilidade e tomou forma em todo o mundo, se tornando um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama 

No Brasil, a primeira ação aconteceu em 2002, em São Paulo e, na ocasião, o parque Ibirapuera foi iluminado de rosa! 

A partir de entãoforam registradas diversas iniciativas acerca do tema e diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos a fim de transmitir a mensagem sobre a importância da prevenção. 

Com a crescente movimentação no Brasil, a comemoração foi instituída oficialmente pela Lei nº 13.733/2018. 

 

O CÂNCER DE MAMA: 

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e, segundo o Instituto Nacional do Câncer, é um dos tipos mais comuns entre as mulheres, no Brasil e no mundo, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano.  

Há vários tipos de câncer de mama, mas todos são causados pela multiplicação desordenada das células da mama, processo que gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.  

 

O diagnóstico precoce desse tipo de câncer aumenta consideravelmente as chances de cura e, nesse sentido, o exame de mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença. 

Neste ano de 2020, a preocupação com o incentivo para a realização destes exames é ainda maior, haja vista que muitos foram cancelados e adiados em razão da pandemia da COVID-19. 

 

SINTOMAS: 

O câncer de mama pode ser assintomático ou apresentar sintomas variados, por isso, é extremamente importante que a mulher conheça bem o seu corpo e faça, com frequência, a análise de qualquer alteração nas mamas, bem como os exames necessários. 

Veja abaixo uma lista de possíveis sinais do câncer de mama: 

– Alterações no tamanho ou forma da mama; 

– Nódulo único e endurecido; 

– Vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama, mesmo sem a presença de nódulo; 

– Nódulo ou caroço na mama, que está sempre presente e não diminui de tamanho; 

– Sensação de massa ou nódulo em uma das mamas ou na axila; 

– Espessamento ou retração da pele ou do mamilo; 

– Secreção sanguinolenta ou aquosa nos mamilos; 

– Presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da mama; 

– Coceira frequente na mama ou no mamilo; 

– Formação de crostas ou feridas na pele junto do mamilo; 

– Inversão do mamilo; 

– Dor na mama ou no mamilo. 

 

Atenção: o aparecimento dessas anormalidades pode ocorrer de forma isolada ou simultânea. 

 

TRATAMENTO: 

Existem diversos tipos de tratamento indicados para combater o câncer de mama para cada caso específico e a paciente deve ser informada sobre as melhores possibilidades de tratamento existentes para o seu caso. 

 

PREVENÇÃO: 

De modo geral, a prevenção contra o câncer de mama baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, principalmente a adoção de um estilo de vida saudável no dia a dia, com a prática de atividades físicas e boa alimentação. 

 

Recado final: por fim, cumpre-me ressaltar que o câncer não espera! Não deixe os seus exames de rotina para depois e fique sempre atenta aos sinais do seu corpo. 

Category:
  Blog
this post was shared 0 times
 000

Leave a Reply