SINTOMAS QUE PODEM INDICAR CÂNCER DE BOCA

By Equipe Dr. Alexandre 8 meses agoNo Comments
Home  /  Blog  /  SINTOMAS QUE PODEM INDICAR CÂNCER DE BOCA

O câncer de boca trata-se de um tipo de câncer que afeta os lábios e o interior da cavidade oral. Saiba mais!

 

O câncer de boca é um tipo de tumor maligno, que pode surgir em qualquer estrutura da boca, desde lábios, língua, bochechas e até gengiva. Este tipo de câncer é mais comum após os 50 anos, mas pode surgir em qualquer idade, sendo que é mais frequente em fumantes e etilistas. O câncer de boca é o quinto mais comuns entre os homens aqui no Brasil, sendo diagnosticados mais de 11.000 casos todos os anos.

Os sintomas mais comuns incluem o aparecimento de feridas ou aftas que demoram para cicatrizar, mas dor em torno de algum dente e mal hálito persistente também podem ser sinais de alerta.

Quando existe suspeita de câncer na boca é muito importante consultar um médico ou dentista com experiência em patologias bucais, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento precoce, aumentando as chances de cura.

 

PRINCIPAIS SINTOMAS

Os sintomas do câncer de boca surgem de forma silenciosa e, pelo fato de não haver dor, a pessoa pode demorar para buscar tratamento, sendo a doença diagnosticada, na maioria das vezes, em estágios mais avançados. Os sinais e sintomas indicativos de câncer de boca variam de acordo com o grau de desenvolvimento da doença, sendo os primeiros sinais:

  • Ferida ou aftas na cavidade bucal que não cicatrizam em 15 dias;
  • Manchas vermelhas ou brancas nas gengivas, língua, lábios, garganta ou revestimento da boca;
  • Pequenas feridas superficiais que não doem e que podem ou não sangrar;
  • Irritação, dor na garganta ou sensação que algo está preso na garganta.

Porém, em estágios mais avançados, os sintomas evoluem para:

  • Dificuldade ou dor ao falar, mastigar e engolir;
  • Caroços no pescoço devido ao aumento das ínguas;
  • Amolecimento ou dor em torno dos dentes, que podem cair facilmente;
  • Mau hálito persistente;
  • Perda de peso.

Se estes sinais e sintomas de câncer de boca persistirem por mais de 2 semanas, é recomendado consultar um cirurgião de cabeça e pescoço para avaliar o problema, fazer os exames necessários e diagnosticar a doença, iniciando o tratamento adequado.

 

O câncer de boca pode surgir devido ao hábitos da pessoa, como fumar e beber de forma excessiva, além disso, a infecção pelo vírus HPV pode levar ao câncer de orofaringe. A exposição prolongada ao sol também podem favorecer a ocorrência de câncer de lábio.

 

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO

Na maioria dos casos, o médico é capaz de identificar as lesões do câncer apenas observando a boca, no entanto, é fundamental realizar uma biópsia da lesão para confirmar o diagnóstico.

 

O QUE PODE CAUSAR O CÂNCER DE BOCA

O câncer de boca é causado principalmente pelo cigarro, e isso inclui o uso de cachimbo, charuto ou mesmo o ato de mascar fumo, porque o tabaco contém substâncias cancerígenas, como alcatrão, benzopirenos e aminas aromáticas. Além disso o aumento da temperatura na boca facilita uma agressão da mucosa oral, que a torna ainda mais exposta a estas substâncias.

O excesso de bebidas alcoólicas também está relacionado ao câncer bucal. E a associação de tabaco e álcool podem aumentar a chance de desenvolvimento do câncer de boca em até 35 vezes.

A exposição solar nos lábios também é um dos fatores que influenciam o desenvolvimento do câncer nos lábios, que é muito comum no Brasil, e que afeta especialmente pessoas de pele clara, que trabalham expostas ao sol.

 

COMO É O TRATAMENTO

 

O tratamento para câncer de boca em geral é feito por meio da cirurgia para remover o tumor. Radioterapia e quimioterapia podem ser necessários em casos mais avançados. A escolha do melhor tratamento é feita de acordo com a localização do tumor, tamanho, infiltração de estruturas adjacentes e se o câncer já se espalhou ou não para outras partes do corpo.

 

SAIBA MAIS

 

Para mais informações sobre doenças, tratamentos, e muito mais, acesse o meu Instagram clicando aqui, e veja as outras notícias do meu site clicando aqui.

Category:
  Blog
this post was shared 0 times
 100

Leave a Reply