CÂNCER DE NASOFARINGE

By Equipe Dr. Alexandre 8 meses agoNo Comments
Home  /  Blog  /  CÂNCER DE NASOFARINGE

Você sabe o que é esse tipo de câncer e quais são seus sintomas? Confira esse post em que explicamos sobre essa doença!

 

A nasofaringe inclui a parte posterior cavidade nasal superior ao palato mole. Os cânceres nasofaríngeos, em sua maioria, se desenvolvem nas células escamosas que revestem a nasofaringe.

 

Veja a seguir algumas características dessa patologia:

 

SINTOMAS

 

A grande maioria dos pacientes se queixam de um nódulo ou massa na região do pescoço. Isso acontece devido a disseminação da doença (metástase) para os gânglios linfáticos da região, causando um aumento do tamanho.

 

Outros possíveis sintomas são: sensação constante de ouvido tampado, zumbido no ouvido ou perda de audição; infecções de ouvido que não melhoram; obstrução nasal; hemorragia nasal; dor de cabeça, dor facial ou dormência; dificuldade para abrir a boca; visão embaçada ou dupla e dificuldade para respirar ou falar.

 

 

DIAGNÓSTICO

 

Para diagnosticar um câncer de nasofaringe, o médico examina a nasofaringe com endoscópio flexível que é introduzido pelo nariz. Se for encontrado um tumor, o médico faz a biópsia, removendo uma amostra do tecido e enviado para exame anatomopatológico.

 

TRATAMENTO

 

Os tratamentos mais comuns são a radioterapia e a quimioterapia e em alguns casos realiza-se a intervenção cirúrgica. O tumor é tratado dessa forma porque tumores na nasofaringe são muito difíceis de acesso para ressecção cirúrgica. Se o tumor for recorrente, é indicado fazer nova radioterapia ou, em situações específicas, pode ser tentada ressecção cirúrgica.

 

No entanto, como esta cirurgia é complexa, uma vez que normalmente envolve a remoção de parte da base do crânio, quando ela é necessária indica-se realizá-la pelo nariz utilizando-se um endoscópio. Em determinados casos, essa abordagem é tão eficaz quanto uma cirurgia mais invasiva e provoca menos complicações.

 

PROGNÓSTICO

 

O diagnóstico e tratamento precoce pode melhorar significativamente o prognóstico dos pacientes com câncer de nasofaringe. Cerca de 60% a 75% das pessoas com câncer em estágio inicial têm bom prognóstico. Nos casos avançados, a taxa de sobrevida é menor de 40% em 5 anos.

SAIBA MAIS

 

Para mais informações sobre doenças, tratamentos, e muito mais, acesse o meu Instagram clicando aqui, e veja as outras notícias do meu site clicando aqui.

Category:
  Blog
this post was shared 0 times
 000

Leave a Reply