AFINAL, PARA QUE SERVE A GLÂNDULA TIREOIDE?

By Equipe Dr. Alexandre 5 meses agoNo Comments
Home  /  Blog  /  AFINAL, PARA QUE SERVE A GLÂNDULA TIREOIDE?

Você conhece a funcionalidade dessa glândula tão falada por aqui?

Confira esse post que preparei para você!

A glândula tireoide é um órgão do sistema endócrino do corpo humano, responsável pela produção dos hormônios tri-iodotironina (T3) e tiroxina (T4), que regulam o metabolismo corporal.

 

Ela se localiza na porção central e inferior do pescoço, abaixo da região conhecida como Pomo de Adão. Toda vez que ocorre o movimento de deglutição, ela se movimenta para cima e para baixo junto com a laringe.

 

Veja abaixo a importância dessa glândula no nosso organismo:

 

Hormônios Tireoidianos:

 

A tireoide é produtora dos hormônios tireoidianos, tri-iodotironina (T3) e tiroxina (T4), que são responsáveis pelo controle de diversas funções do metabolismo dos órgãos do corpo humano.

 

Sua atividade, isto é, a produção e a liberação dos hormônios, é controlada pela hipófise, através de uma substância conhecido como TSH, hormônio estimulante da tireoide.

 

Responsáveis por regular o gasto energético e a temperatura corporal, esses hormônios atuam no funcionamento do fígado, dos rins, do coração e do cérebro. Isso permite que seu funcionamento interfira diretamente no crescimento e desenvolvimento de crianças, no peso, no humor, na memória, no ciclo menstrual e na fertilidade.

 

Os exames de sangue para investigação de problemas na tireoide nos informam sobre a produção desses hormônios e se existe processo inflamatório na glândula. A presença de nódulos ou tumores não são diagnosticados pelo exame de sangue. Para esse diagnóstico é necessário o exame de palpação da glândula ou exames de imagem como o ultrassom.

 

Equilíbrio Corporal

 

Além disso, o bom funcionamento de todo o organismo depende do bom desempenho da glândula tireoide, pois é ela quem equilibra o ritmo do organismo. A diminuição da produção dos hormônios T3 e T4 desacelera o metabolismo e o aumento produz o efeito inverso.

Quando a tireoide não funciona corretamente, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, gerando o hipotireoidismo, ou em excesso, que chamamos de hipertireoidismo. Em ambos os casos, o volume da glândula pode aumentar, o que é conhecido como bócio.

Ou seja, é fundamental que essa glândula esteja em perfeito estado de funcionamento para garantir o equilíbrio e a harmonia do organismo.

 

SAIBA MAIS

 

Para mais informações sobre doenças, tratamentos, e muito mais, acesse o meu Instagram clicando aqui, e veja as outras notícias do meu site clicando aqui.

 

Category:
  Blog
this post was shared 0 times
 000

Leave a Reply