Você sabe como é dada a medicação após um tratamento cirúrgico? Confira esse post em que te explico sobre isso!
A cirurgia na região da cabeça e pescoço, em grande parte dos casos, é uma medida recomendada para o tratamento e reabilitação das doenças malignas e benignas, das afecções congênitas e de algumas condições inflamatórias que acometem a região da face, da via aero-digestiva superior ou pescoço dos pacientes.
O período pós-cirúrgico pode ser complicado para alguns pacientes. Isso ocorre devido à sensibilidade da face e do pescoço, e, por isso, as dores podem estar presentes nos primeiros dias após a operação. Pensando nisso, o médico pode indicar o uso de medicamentos específicos para aliviar os sintomas e incômodos na fase de recuperação.
Veja a seguir como ocorre a administração desses medicamentos na grande maioria dos pacientes:
CÁLCIO
O médico costuma orientar o uso de cálcio nos casos de cirurgia de tireoide. Quando é necessário, são utilizados temporariamente, e serão retirados conforme a função das glândulas paratireoides se restabelecerem.
Ele é prescrito para prevenir e tratar os sintomas desagradáveis da hipocalcemia, como formigamentos e câimbras.
ANTI-INFLAMATÓRIOS
Essa categoria de medicamento são prescritos por 3 a 7 dias no pós-operatório. Eles servem como alívio da dor local que pode se estabelecer na região.
No entanto, é necessário acompanhamento médico pois podem causar efeitos colaterais, como queimação no estômago.
ANALGÉSICOS
Estes medicamentos são indicados para auxiliar os anti-inflamatórios no controle da dor. A intensidade da dor varia conforme a cirurgia e o próprio limiar do paciente, mas em geral o controle é bem eficaz.
REPOSIÇÃO HORMONAL
Após a tireoidectomia total, é necessário a reposição do hormônio tireoidiano (Levotiroxina Sódica). Em geral, é iniciado no seguinte da cirurgia e mantido para o resto da vida do paciente. É iniciada uma dose padrão conforme o peso e idade do paciente e posteriormente, ajustado conforme a necessidade do paciente.
SAIBA MAIS
Para mais informações sobre doenças, tratamentos, e muito mais, acesse o meu Instagram clicando aqui, e veja as outras notícias do meu site clicando aqui.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.