MITOS E VERDADES SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

By Equipe Dr. Alexandre 3 meses agoNo Comments
Home  /  Blog  /  MITOS E VERDADES SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

Ouvimos várias associações sobre o câncer de cabeça e pescoço e as causas, porém nem todas são corretas. Confira esse post em que te explico sobre isso!

No cuidado da saúde é necessário ser exigente com as informações acerca do tema, ainda mais com a divulgação de fake news em massa através das redes sociais. Por isso, tenha sempre o cuidado de verificar se a fonte é confiável. Na dúvida, procure um médico especializado. Inclusive, é importante consultar, nos sites do Conselho Regional de Medicina, Associações Médicas e Sociedades das Especialidades, se os profissionais que estão te atendendo, são realmente especialistas.

 

Quando o assunto é câncer de cabeça e pescoço – tumores que atingem a cavidade oral, seios da face, laringe, faringe, tireoide – o acontecido não é diferente. E para desmistificar alguns mitos e verdades, reuni alguns para esclarecer suas dúvidas.

 

Veja a seguir as frases que mais escutamos dizer sobre o assunto:

SE A LESÃO DA BOCA NÃO DÓI, NÃO PRECISO ME PREOCUPAR

 

MITO. O câncer de boca no início, na maioria das vezes, é assintomático e indolor. Se houver feridas na boca, assim como rouquidão ou inflamações, que persistem por mais de três semanas sem apresentar sinais de melhora é importante buscar avaliação de um médico.

 

COM AS CAMPANHAS CONTRA O TABAGISMO, A INCIDÊNCIA DESSE TIPO DE CÂNCER DIMINUIU

 

MITO.  Apesar do tabagismo ser um dos principais fatores de risco para essa doença, a diminuição do número de fumantes não resultou na queda expressiva na incidência da doença. Isso ocorre porque aumentou o número de casos relacionados a outro fator de risco da doença – a infecção pelo papilomavírus humano (HPV). Além disso, pessoas que fumavam e depois pararam, ainda estão sob efeito dos carcinógenos do tabaco por muitos anos.

 

O CONSUMO DE TABACO ASSOCIADO A BEBIDAS ALCOÓLICAS POTENCIALIZA AINDA MAIS O RISCO DE DESENVOLVER CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

 

VERDADE. A associação do consumo de bebidas alcóolicas e o fumo constante multiplica em até 20 vezes a chance de uma pessoa saudável desenvolver algum câncer nessa região.

 

FRUTAS E VERDURAS PREVENIR O CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

 

VERDADE. Frutas cítricas e vegetais verdes na dieta contribuem para prevenir diversos tipos de câncer, inclusive os de cabeça e pescoço. O mesmo benefício vale para as bebidas naturais, devido à presença de antioxidantes capazes de evitar a formação de lesões e tumores nas células.

 

PRÓTESES DENTÁRIAS PODEM CAUSAR CÂNCER DE BOCA

 

MITO. O uso correto de próteses dentárias não provoca câncer de boca. No entanto, uma prótese mal ajustada pode machucar a boca e causar um trauma crônico, fator que pode contribuir  com o desenvolvimento de câncer.

 

HIPOTIREOIDISMO E HIPERTIREOIDISMO PODEM CAUSAR CÂNCER DE TIREOIDE

 

MITO. Condições da glândula tireoide como hipertireoidismo e hipotireoidismo não têm associação direta com o câncer de tireoide.

SAIBA MAIS

 

Para mais informações sobre doenças, tratamentos, e muito mais, acesse o meu Instagram clicando aqui, e veja as outras notícias do meu site clicando aqui.

Category:
  Blog
this post was shared 0 times
 000

Leave a Reply