ENTENDA TUDO SOBRE HIPOTIREOIDISMO

By Equipe Dr. Alexandre 3 meses agoNo Comments
Home  /  Blog  /  ENTENDA TUDO SOBRE HIPOTIREOIDISMO

Ouvimos falar muito sobre essa condição da tireoide mas poucos sabem a fundo o que ela significa. Preparei esse post para te deixar por dentro do assunto!

O hipotireoidismo é a condição em que há uma quantidade abaixo do normal de hormônios tireoidianos circulando no organismo. Isto leva à alteração no metabolismo dos diversos órgãos do corpo levando a alguns sintomas clínicos e alterações nos exames.

 

Conheça a seguir mais sobre essa patologia que pode afetar a glândula da tireoide:

OS PRINCIPAIS SINTOMAS

 

O hipotireoidismo pode ser responsável pelo surgimento de sintomas em diversos órgãos do corpo humano. O mais comum é que se inicie com sintomas gerais, entre eles:

  • Cansaço;
  • Ganho de peso;
  • Depressão;
  • Intolerância ao frio;
  • Dificuldade de concentração.

 

Alguns pacientes podem apresentar, também, diminuição na frequência dos batimentos cardíacos, pele seca, depressão, unhas e cabelos frágeis e dores articulares. Podendo ocorrer prisão de ventre, fadiga muscular, alterações menstruais, inchaço nas pernas e no rosto e elevação dos níveis de colesterol.

 

No entanto, é importante lembrar que esses sintomas não são específicos da doença e podem se apresentar por outros motivos. Cabe ao médico responsável avaliar cada um deles e concluir se são decorrentes da falta do hormônio.

 

AS CAUSAS MAIS COMUNS

 

A causa mais comum de hipotireoidismo é a Tireoidite Crônica de Hashimoto, em que o organismo produz anticorpos contra a própria glândula tireoide, levando a uma redução de sua função, e, consequentemente, à diminuição da produção de hormônios.

 

Os tratamentos da glândula tireoide como a tireoidectomia, o iodo radioativo ou radioterapia cervical podem levar, também, ao desenvolvimento de hipotireoidismo.

 

E existe, ainda, o hipotireoidismo congênito, que pode ser decorrente da ausência de glândula tireoide desde o nascimento ou pelo seu mau funcionamento.

 

O TRATAMENTO RECOMENDADO

 

Na maioria dos casos, o hipotireoidismo é tratado com a reposição do hormônio tireoidiano, que é a levotiroxina sódica. Com isso, os sintomas irão desaparecer e levar a uma melhora gradual. É importante ressaltar que mesmo com o desaparecimento dos sintomas, a reposição hormonal não deve ser interrompida.

SAIBA MAIS

 

Para mais informações sobre doenças, tratamentos, e muito mais, acesse o meu Instagram clicando aqui, e veja as outras notícias do meu site clicando aqui.

Category:
  Blog
this post was shared 0 times
 000

Leave a Reply