TIRAR A TIREOIDE ENGORDA?

By Equipe Dr. Alexandre 5 anos agoNo Comments
Home  /  Blog  /  TIRAR A TIREOIDE ENGORDA?

Vejo essa pergunta o tempo todo. Afinal, como cirurgião de cabeça e pescoço, a todo tempo estou lidando com casos de tireoidectomia (retirada da tireoide). E uma das primeiras preocupações dos pacientes é se a disfunção hormonal resultante desse procedimento pode causar um aumento do peso corporal.
A famosa glândula do pescoço produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que regulam o metabolismo. O excesso deles tem como consequência o hipertireoidismo e a falta deles o hipotireoidismo. Nesse último caso, o metabolismo desacelera e cresce a quantidade de gordura no corpo.
Por isso, a remoção da tireoide pode resultar, em alguns casos, no aumento do peso. Mas esses hormônios podem (e devem) ser repostos! Na verdade, o paciente que sofre a tireoidectomia permanece no tratamento de reposição hormonal pelo resto da vida.
Há o caso, no entanto, em que não se pode tomar os hormônios tireoidianos. Isso acontece quando o médico indica o tratamento com iodo radioativo, durante o qual o paciente pode engordar e sentir outros sintomas, como inchaço, dores de cabeça e falta de concentração. Mas assim que o tratamento é terminado, a reposição hormonal pode começar!
Tem mais dúvidas? Não deixe de perguntar para o seu médico. E, se você quer que eu fale sobre algum assunto por aqui, envie sua sugestão para o email: contato@dr-alexandreccp.com.br

Category:
  Blog
this post was shared 0 times
 000

Leave a Reply