DO COLÉGIO À SALA DE CIRURGIA – E DE VOLTA À SALA DE AULA

By Equipe Dr. Alexandre 10 meses ago1 Comment
Home  /  Blog  /  DO COLÉGIO À SALA DE CIRURGIA – E DE VOLTA À SALA DE AULA

Passei minha infância e parte da adolescência estudando em BH. Meu primeiro e segundo grau (hoje ensino fundamental e médio) foram todos no Colégio Pitágoras, até 1991. Mas, apesar de ser um garoto de cidade, ia para a fazenda sempre que podia.

A fazenda, na verdade, se tornou o meu refúgio.

Como toda criança, adorava brincar. E lá eu tinha a oportunidade de estar em meio à natureza e em contato com os animais.

Aí começou a se desenvolver meu gosto por cuidar: adorava estar em contato com os bichos, analisar a situação de cada um e cuidar deles.

E por isso queria seguir a carreira de Medicina Veterinária.

Mas, à medida que fui crescendo, percebi que poderia direcionar essa disposição ao cuidado para pessoas. Sabia que isso era possível e que eu também gostava de cuidar de pessoas!

E foi aí que passei a me interessar pela Medicina.

Decidi perseguir essa vocação que já dava seus sinais de existência, até que prestei o vestibular para Medicina na UFMG, no mesmo ano em que terminei o segundo grau.

E não é que passei de primeira!

Ingressei no novo curso, em 1992. Desde o início, as disciplinas que mais me interessavam eram as relacionadas à cirurgia, motivo pelo qual fiz residência de Cirurgia Geral.

Fiz o concurso para a residência no Hospital das Clínicas da UFMG em 1998 e prossegui até o ano 2000. Nesse período percebi que minha vocação era mais especificamente a Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Assim, busquei a especialização nessa área no próprio HC/UFMG, terminando-a em 2002.

Depois continuei aprofundando no estudo e na pesquisa: fiz mestrado em Cirurgia na Faculdade de Medicina da UFMG no período de 2005 a 2007 e doutorado no período de 2010 a 2012.

O caminho para a docência foi quase natural. Em 2012 prestei o concurso para professor de Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Faculdade de Medicina da UFMG.

Desde então exerço essa função, compartilhando conhecimento em um lugar tão familiar e importante para mim.

Dr. Alexandre Andrade
31-3281-5960

Category:
  Blog
this post was shared 0 times
 000

One Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.