Em primeiro lugar, cabe ressaltar que vamos falar sobre os tipos de câncer que mais afetam os brasileiros, de forma que, apesar de termos acesso aos números e estatísticas acerca da prevenção e controle do câncer a nível mundial, é necessário fazer uma análise minuciosa em relação ao local em que vivemos, pois as marcantes diferenças regionais e comportamentais de cada região do mundo, as respectivas atitudes e qualidade de vida, geram resultados consideravelmente diferentes.
Também é importante dizer que a relevância desse assunto é enorme, tendo em vista que no nosso país enfrentamos uma realidade alarmante: o câncer é a segunda principal causa de morte no Brasil, perdendo apenas para doenças do aparelho respiratório.
Por isso, a análise dos dados de incidência, estatísticas e distribuição dos tipos mais incidentes de câncer no país, por meio do tempo, tem sido uma das principais estratégias para o estabelecimento de diretrizes em políticas públicas e planejamento de ações de prevenção e controle do câncer.
De acordo com dados divulgados pelo SUS em 2016, o número de vítimas do câncer subiu 30% em 15 anos e um dos grandes desafios que a saúde pública enfrenta é não apenas que essa porcentagem não cresça, mas sim, que diminua mais a cada ano.
O Ministério da Saúde publicou no site do Instituto Nacional de Câncer que, no ano passado, os 10 tipos de câncer que mais acometeram os brasileiros foram:
– Homens: Próstata (31,7%), Traqueia (8,7%), Brônquio e Pulmão (8,1%), Cólon e Reto (6,3%), Estômago (5,2%), Cavidade Oral (3,8%), Esôfago (3,1%), Bexiga (3,0%), Laringe (2,8%), Leucemias Sistema Nervoso Central (2,7%).
– Mulheres: Mama feminina (29,5%), Cólon e Reto (9,4%), Colo do útero (8,1%), Traqueia (6,2%), Brônquio e Pulmão (4,0%), Glândula Tireoide (3,8%), Estômago (3,3%), Corpo do útero (3,0%), Ovário (2,7%), Sistema Nervoso Central (2,4%).
Diante desses números, conclui-se que 18,4% dos tipos de câncer que mais acometem os homens e 10% dos tipos de câncer que mais acometem as mulheres, de certa forma, envolvem a especialidade de cirurgia de cabeça e pescoço.
Ainda de acordo com o site do INCA (https://www.inca.gov.br/numeros-de-cancer) conforme a última estatística, para o Brasil, estimavam-se cerca de 11.200 casos novos de câncer da cavidade oral em homens e 3.500 em mulheres para cada ano do biênio 2018-2019. Um dado alarmante também é acerca de novos casos de câncer de tireoide, com estimativa para 1.570 casos no sexo masculino e 8.040 para o sexo feminino, para cada ano do biênio 2018-2019.
Se você deseja saber mais sobre estes dados e, inclusive, estatísticas por regiões e estados do Brasil, você pode encontrá-los, de forma confiável, acessando o site do Instituto Nacional de Câncer ou clicando neste link: http://www1.inca.gov.br/estimativa/2018/.
E, caso você queira saber mais sobre essa especialidade, acompanhe o meu perfil no Instagram @dr.alexandreandrade e vamos juntos espalhar os conhecimentos acerca do câncer e ajudar na prevenção destes!
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.