VOCÊ SABE QUAIS OS TIPOS DE CÂNCER QUE MAIS PODEM TE AFETAR?

By Equipe Dr. Alexandre 8 meses agoNo Comments
Home  /  Blog  /  VOCÊ SABE QUAIS OS TIPOS DE CÂNCER QUE MAIS PODEM TE AFETAR?

Em primeiro lugar, cabe ressaltar que vamos falar sobre os tipos de câncer que mais afetam os brasileiros, de forma que, apesar de termos acesso aos números e estatísticas acerca da prevenção e controle do câncer a nível mundial, é necessário fazer uma análise minuciosa em relação ao local em que vivemos, pois as marcantes diferenças regionais e comportamentais de cada região do mundo, as respectivas atitudes e qualidade de vida, geram resultados consideravelmente diferentes.

Também é importante dizer que a relevância desse assunto é enorme, tendo em vista que no nosso país enfrentamos uma realidade alarmante: o câncer é a segunda principal causa de morte no Brasil, perdendo apenas para doenças do aparelho respiratório.

Por isso, a análise dos dados de incidência, estatísticas e distribuição dos tipos mais incidentes de câncer no país, por meio do tempo, tem sido uma das principais estratégias para o estabelecimento de diretrizes em políticas públicas e planejamento de ações de prevenção e controle do câncer.

De acordo com dados divulgados pelo SUS em 2016, o número de vítimas do câncer subiu 30% em 15 anos e um dos grandes desafios que a saúde pública enfrenta é não apenas que essa porcentagem não cresça, mas sim, que diminua mais a cada ano.

 

O Ministério da Saúde publicou no site do Instituto Nacional de Câncer que, no ano passado, os 10 tipos de câncer que mais acometeram os brasileiros foram:

 

Homens: Próstata (31,7%), Traqueia (8,7%), Brônquio e Pulmão (8,1%), Cólon e Reto (6,3%), Estômago (5,2%), Cavidade Oral (3,8%), Esôfago (3,1%), Bexiga (3,0%), Laringe (2,8%), Leucemias Sistema Nervoso Central (2,7%).

Mulheres: Mama feminina (29,5%), Cólon e Reto (9,4%), Colo do útero (8,1%), Traqueia (6,2%), Brônquio e Pulmão (4,0%), Glândula Tireoide (3,8%), Estômago (3,3%), Corpo do útero (3,0%), Ovário (2,7%), Sistema Nervoso Central (2,4%).

Diante desses números, conclui-se que 18,4% dos tipos de câncer que mais acometem os homens e 10% dos tipos de câncer que mais acometem as mulheres, de certa forma, envolvem a especialidade de cirurgia de cabeça e pescoço.

Ainda de acordo com o site do INCA (https://www.inca.gov.br/numeros-de-cancer) conforme a última estatística, para o Brasil, estimavam-se cerca de 11.200 casos novos de câncer da cavidade oral em homens e 3.500 em mulheres para cada ano do biênio 2018-2019. Um dado alarmante também é acerca de novos casos de câncer de tireoide, com estimativa para 1.570 casos no sexo masculino e 8.040 para o sexo feminino, para cada ano do biênio 2018-2019.

Se você deseja saber mais sobre estes dados e, inclusive, estatísticas por regiões e estados do Brasil, você pode encontrá-los, de forma confiável, acessando o site do Instituto Nacional de Câncer ou clicando neste link: http://www1.inca.gov.br/estimativa/2018/.

E, caso você queira saber mais sobre essa especialidade, acompanhe o meu perfil no Instagram @dr.alexandreandrade e vamos juntos espalhar os conhecimentos acerca do câncer e ajudar na prevenção destes!

Category:
  Blog
this post was shared 0 times
 000

Leave a Reply

Your email address will not be published.