VACINE-SE CONTRA O HPV E PREVINA, TAMBÉM, O CÂNCER DE OROFARINGE

By Equipe Dr. Alexandre 5 meses agoNo Comments
Home  /  Blog  /  VACINE-SE CONTRA O HPV E PREVINA, TAMBÉM, O CÂNCER DE OROFARINGE

“80% dos cânceres de amígdala e mais de 30% dos tumores de boca são causados pelo HPV.”

Você sabia que dentre os tipos de câncer mais recorrentes estão tanto o câncer do colo do útero, quanto o câncer de orofaringe, conhecido também como câncer de garganta?

A vacinação contra o HPV vem apresentando-se como um recurso de extrema relevância não só para a prevenção do câncer do colo do útero, mas, também, de tumores e infecções orais, que estão associadas aos cânceres de garganta. Veja o estudo mostrado pela Organização Mundial da Saúde.

 

É importante saber sobre os cânceres de orofaringe: 

  • A ocorrência geralmente está relacionada a: tabagismo, bebidas alcoólicas e sexo oral. 
  • O sexo oral tem sido identificado como crescente causa da infecção pelo HPV na região que se desenvolve o câncer da orofaringe (amígdala e base da língua).
  • O vírus do HPV se instala principalmente na base da língua ou nas amígdalas e pode passar anos oculto no organismo até se manifestar, mas existe também a possibilidade de a lesão nunca aparecer.
  • O tratamento para o Câncer de orofaringe causado pelo HPV é similar ao causado pelo tabagismo, mas o prognóstico dos pacientes com câncer HPV positivo costuma ser melhor.

Agora que você já sabe da importância da luta contra o HPV, tome todos os cuidados para se prevenir.  A vacinação é bem acessível e pode ser adquirida de duas formas:

 

Vacinação distribuída pelo Ministério da Saúde: 

Gratuita para meninos entre 12 e 13 anos e meninas de 9 a 14 anos e, também, para pessoas de 9 a 26 anos vivendo com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea e pacientes oncológicos. 

 

Vacinação distribuída por instituição privada: 

Em clínicas particulares, cada dose da HPV quadrivalente custa cerca de R$ 400,00 e o indicado são três doses, com intervalos de dois e seis meses. Pessoas com mais de 30 anos que desejem se vacinar devem apresentar prescrição médica. 

 

Cuide da sua saúde agora! 

Não deixe de procurar acompanhamento profissional, é importante estar sempre bem informado dos melhores recursos para se precaver e tratar o Câncer de Cabeça e Pescoço.

Para mais dicas diárias e orientações de como cuidar melhor da sua saúde, acompanhe o meu instagram: @dr.alexandreandrade

Category:
  Blog
this post was shared 0 times
 000

Leave a Reply

Your email address will not be published.