A REGRA “ABCDE” PARA IDENTIFICAR O CÂNCER DE PELE

By Equipe Dr. Alexandre 4 anos agoNo Comments
Home  /  Blog  /  A REGRA “ABCDE” PARA IDENTIFICAR O CÂNCER DE PELE

CONHEÇA A REGRA “ABCDE” PARA IDENTIFICAR O CÂNCER DE PELE

O câncer de pele tem grandes chances de cura quando identificado no início. Por isso, entenda essa regra e observe o seu corpo!

 

Você sabia que os cânceres de pele representam 25% dos tumores malignos identificados no Brasil? Esses tumores, como explico com frequência aqui no blog e no meu Instagram, podem surgir por diversos fatores, como a excessiva exposição solar.

No processo de prevenção, além das consultas frequentes ao seu dermatologista, é muito importante cultivar um olhar atento ao próprio corpo, principalmente quando o assunto são as pintas.

Preste atenção nessa regrinha, conhecida como “ABCDE” e saiba quando é importante investigar. Fique atento:

A de Assimetria – tente imaginar uma linha no meio da sua pinta. A divisão é simétrica? Um lado é semelhante ao outro? Se não, esse pode ser um sinal de que a lesão pode ser uma doença.

B de Borda – a sua pinta possui limites bem demarcados? Uma forma bem definida? Se não, isso pode ser sinal do início de um melanoma.

C de Cor – como é a cor da sua pinta? Existe mais de um tom? Existem tons sobrepostos? Se sim, fique atento!

D de Diâmetro – sua pinta parece ser grande demais? Fique de olho! Mas não deixe de analisa as pequenas.

E de Evolução – repare se com o passar do tempo a sua pinta vai mudando de formato, tamanho e cor. A mudança/ progressão não é um bom sinal.

Ao notar qualquer um destes sinais, procure o seu médico e tire a sua dúvida. Quando o assunto é câncer a melhor solução é sempre a prevenção em dia.

Category:
  Blog
this post was shared 0 times
 000

Leave a Reply