AS GLÂNDULAS SALIVARES

By Equipe Dr. Alexandre 4 meses ago3 Comments
Home  /  Blog  /  AS GLÂNDULAS SALIVARES

AS GLÂNDULAS SALIVARES

E o impacto gerado quando surgem os tumores glandulares

 

As glândulas salivares fazem parte do sistema digestório, são divididas entre maiores e menores e classificadas em três tipos diferentes, que são:

1) GLÂNDULAS PARÓTIDAS: São aquelas que ficam em ambos os lados da face, abaixo e diante das orelhas.

2) GLÂNDULAS SUBMANDIBULARES: São aquelas que se localizam na parte inferior e interna da mandíbula, mais lateralmente e excretam a saliva sob a língua.

3) GLÂNDULAS SUBLINGUAIS: São aquelas que encontramos abaixo e anterior à lingua.

4) GLÂNDULAS SALIVARES MENORES: Distribuídas em toda a cavidade oral e ainda na faringe, cavidade nasal e laringe

Adentrando na importante função das respectivas glândulas, a sua principal está em liberar a saliva, a qual é formada por 99,5% de água e 0,5% de solutos, que dissolve alimentos, possibilitando que eles possam ser degustados, evita a formação e desenvolvimento de cáries nos dentes, protege a boca de infecções, promove a umidificação dos lábios e da língua enquanto a pessoa fala e, ainda, dá início ao processo de digestão.

Dada a importância da função das glândulas salivares, pode-se entender o impacto gerado quando surgem os tumores glandulares. É constatado que, cerca de 70% dos tumores de glândulas salivares ocorrem nas glândulas parótidas e aproximadamente 15% dos tumores originam-se das glândulas submandibulares. É pouco frequente nas glândulas salivares menores e menos ainda nas sublinguais.

De toda forma, além do impacto dos tumores supramencionados, muitos nervos e estruturas passam próximos das glândulas salivares e também podem ser afetados, gerando diversos outros problemas.

Neste sentido, caso você perceba algum dos sintomas abaixo, não hesite em procurar um médico especialista:

  • Massa ou nódulo no rosto, pescoço ou boca;
  • Diferença entre o tamanho ou forma de um dos lados do rosto ou pescoço;
  • Dormência e fraqueza nos músculos da face;
  • Paralisia facial;
  • Dor contínua na região.

Em caso de dúvidas, faça o seu comentário neste post e, para marcar a sua consulta entre em contato através nos números: (31) 3281-5960 | (31) 3024-8335 | (31) 99152-3287.

Category:
  Blog
this post was shared 0 times
 000

3 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.