O PAPEL DO CIRURGIÃO E DO ENDOCRINOLOGISTA FRENTE AOS PROBLEMAS DA TIREOIDE E PARATIREOIDE

By Equipe Dr. Alexandre 3 meses agoNo Comments
Home  /  Blog  /  O PAPEL DO CIRURGIÃO E DO ENDOCRINOLOGISTA FRENTE AOS PROBLEMAS DA TIREOIDE E PARATIREOIDE

Conheça melhor sobre o papel do cirurgião de cabeça e pescoço e do endocrinologista e entenda qual especialista você deve procurar em caso de suspeita de problemas na tireoide.

 

É comum receber em meu consultório pacientes se queixando de problemas na tireoide ou paratireoide sem que tenha sido feito nenhum tipo de investigação, exame ou atendimento prévio por outro profissional especialista.

Neste sentido, é importante esclarecer e diferenciar qual o papel do endocrinologista e do cirurgião de cabeça e pescoço para que você, paciente, saiba quem procurar quando suspeitar de algum sintoma.

É certo que tanto a endocrinologia quanto a cirurgia de cabeça e pescoço são especialidades médicas que atuam na área da tireoide ou paratireoide, todavia, cada especialista tem uma função específica que se divide em diagnóstico, tratamentos e cirurgias.

Os endocrinologistas atuam na parte clínica, e têm papel fundamental, diagnosticando e tratando os diversos problemas da tireoide e da paratireoide, sejam eles por produção em excesso dos hormônios, ou pela não produção desses hormônios por essas glândulas, e pela formação de nódulos ou tumores.

Já os cirurgiões de cabeça e pescoço são os profissionais que atuam quando há necessidade do tratamento cirúrgico das doenças da tireoide e paratireoide, seja por aumento de volume dessas glândulas ou pela formação de tumores benignos ou malignos.

Ainda, além dos especialistas supracitados, outras especialidades médicas também são muito importantes no diagnóstico e tratamento dessas doenças, como os radiologistas, que atuam na realização de exames de imagem como ultrassom e tomografia ou ressonância e os médicos da medicina nuclear que atuam na realização de exames como a cintilografia da tireoide e paratireoide e tratamento de pacientes com hipertireoidismo e carcinomas de tireoide por meio do iodo-radioativo.

Por fim, é importante ressaltar que o ideal é que todos esses especialistas trabalhem em conjunto e colaboração, com o mesmo objetivo e mesmo raciocínio, em prol do melhor para o paciente, ou seja, que trabalhem como uma equipe!

 

Espero que tenha esclarecido este ponto tão importante para o seu atendimento!

Caso você ainda tenha alguma dúvida, acesse o vídeo que gravei explicando de forma clara e direta sobre o assunto clicando AQUI.

 

Para acompanhar as notícias e novidades importantes da área, acompanhe o meu canal no Youtube clicando AQUI.

Category:
  Blog
this post was shared 0 times
 000

Leave a Reply

Your email address will not be published.