ALERTA AOS PACIENTES ONCOLÓGICOS 

By Equipe Dr. Alexandre 4 meses agoNo Comments
Home  /  Blog  /  ALERTA AOS PACIENTES ONCOLÓGICOS 

A COVID-19 está causando impactos alarmantes no cenário do câncer – diagnósticos e tratamentos – e as mortes por câncer devem subir no mundo por causa do coronavírus. Entenda! 

 

OS NÚMEROS SÃO DE ASSUSTAR! 

As medidas para conter o novo coronavírus estão resultando em menos diagnósticos de tumores e na paralização e adiamento de tratamentos contra o câncerA Sociedade Brasileira de Patologia e Cirurgia Oncológica divulgou alguns números alarmantes e que merecem um sinal de alerta, veja: 

 

  • Ao menos 50 mil brasileiros deixaram de ser diagnosticados com câncer desde o início da pandemia de COVID-19 no país; 
  • Só em abril, cerca de 70% das cirurgias de câncer foram adiadas; 
  • Milhares de pacientes, já com tumor detectado, tiveram os tratamentos suspensos; 

 

Em São Paulo, no maior hospital oncológico especializado no diagnóstico, tratamento e pesquisa de câncer em humanosA. C. Camargo Câncer Centernúmero de exames para novos diagnósticos de câncer caiu até 87% na comparação entre abril deste ano e de 2019. Houve, ainda, uma redução entre 50% e 80% no número de consultas feitas pelos médicos oncológicos no mês de abril, comparando com o mesmo mês do ano passado. 

Ainda, o total de cirurgias para retirada de tumores caiu 54% nas quatro unidades do A.C Camargo em São Paulo.  

A maior causa geradora dessa redução nos atendimentos está no cancelamento de procedimentos não urgentes – exames, consultas e cirurgias – e a RECUSA de pacientes com outras doenças e sintomas em procurar o hospital ou clínicas médicas por medo de contraírem o coronavírus. 

 

PERIGO NO DIAGNÓSTICO TARDIO 

Não é necessário ser especialista em câncer para saber que muitos tumores têm um comportamento agressivo e que o diagnóstico precoce e o tratamento na fase inicial podem salvar vidas. 

No início da crise, adiar os tratamentos, as consultas e exames para detecção de tumores ou acompanhamento do quatro clínico, por necessidade do isolamento social, foi uma ação necessária. Todavia, não há previsão para o fim da pandemia e o câncer não vai esperar este momento passar. 

Muitos tumores têm como fator decisivo de cura o diagnóstico no início de sua evolução. Por isso é extremamente necessário conscientizar que as pessoas voltem a fazer seus exames, consultas e marquem as cirurgias necessárias. 

 

FLUXO DE PROTEÇÃO HOSPITALAR 

É importante reforçar que todos os hospitais, clínicas e consultórios se adaptaram aos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde para lidar com os pacientes e evitar os contágios da COVID-19. 

Nesse sentido, as cirurgias e os atendimentos não pararam e nem podem parar! 

O nosso atendimento e cirurgias estão sendo feitos de forma segura, clique AQUI para ver TODAS as medidas de proteção e cuidado que estamos tomando para que continuemos cuidando dos pacientes. 

 

O CÂNCER NÃO PODE ESPERAR! 

O câncer não deixou de ser perigoso por causa do coronavírus e esta é uma doença que NÃO PODE ESPERAR a pandemia passar para ser diagnosticada e tratada! A sua demora em buscar um médico especializado ou em postergar a sua consulta ou cirurgia pode causar danos irreversíveis! 

Por isso, não deixe que o medo do coronavírus te impeça de cuidar da sua saúde como um todo, observando também os sintomas e sinais de todas as outras doenças pelas quais você pode ser acometido. NÃO DEIXE DE PROCURAR O MÉDICO ou de ir ao pronto-socorro quando necessário! 

Eu permaneço com os meus atendimentos e cirurgias, mantendo todo o cuidado necessário em relação à prevenção da COVID-19. Conte comigo e não hesite em entrar em contato! 

Category:
  Blog
this post was shared 0 times
 000

Leave a Reply

Your email address will not be published.