A COVID-19 está causando impactos alarmantes no cenário do câncer – diagnósticos e tratamentos – e as mortes por câncer devem subir no mundo por causa do coronavírus. Entenda!
OS NÚMEROS SÃO DE ASSUSTAR!
As medidas para conter o novo coronavírus estão resultando em menos diagnósticos de tumores e na paralização e adiamento de tratamentos contra o câncer. A Sociedade Brasileira de Patologia e Cirurgia Oncológica divulgou alguns números alarmantes e que merecem um sinal de alerta, veja:
- Ao menos 50 mil brasileiros deixaram de ser diagnosticados com câncer desde o início da pandemia de COVID-19 no país;
- Só em abril, cerca de 70% das cirurgias de câncer foram adiadas;
- Milhares de pacientes, já com tumor detectado, tiveram os tratamentos suspensos;
Em São Paulo, no maior hospital oncológico especializado no diagnóstico, tratamento e pesquisa de câncer em humanos, A. C. Camargo Câncer Center, o número de exames para novos diagnósticos de câncer caiu até 87% na comparação entre abril deste ano e de 2019. Houve, ainda, uma redução entre 50% e 80% no número de consultas feitas pelos médicos oncológicos no mês de abril, comparando com o mesmo mês do ano passado.
Ainda, o total de cirurgias para retirada de tumores caiu 54% nas quatro unidades do A.C Camargo em São Paulo.
A maior causa geradora dessa redução nos atendimentos está no cancelamento de procedimentos não urgentes – exames, consultas e cirurgias – e a RECUSA de pacientes com outras doenças e sintomas em procurar o hospital ou clínicas médicas por medo de contraírem o coronavírus.
PERIGO NO DIAGNÓSTICO TARDIO
Não é necessário ser especialista em câncer para saber que muitos tumores têm um comportamento agressivo e que o diagnóstico precoce e o tratamento na fase inicial podem salvar vidas.
No início da crise, adiar os tratamentos, as consultas e exames para detecção de tumores ou acompanhamento do quatro clínico, por necessidade do isolamento social, foi uma ação necessária. Todavia, não há previsão para o fim da pandemia e o câncer não vai esperar este momento passar.
Muitos tumores têm como fator decisivo de cura o diagnóstico no início de sua evolução. Por isso é extremamente necessário conscientizar que as pessoas voltem a fazer seus exames, consultas e marquem as cirurgias necessárias.
FLUXO DE PROTEÇÃO HOSPITALAR
É importante reforçar que todos os hospitais, clínicas e consultórios se adaptaram aos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde para lidar com os pacientes e evitar os contágios da COVID-19.
Nesse sentido, as cirurgias e os atendimentos não pararam e nem podem parar!
O nosso atendimento e cirurgias estão sendo feitos de forma segura, clique AQUI para ver TODAS as medidas de proteção e cuidado que estamos tomando para que continuemos cuidando dos pacientes.
O CÂNCER NÃO PODE ESPERAR!
O câncer não deixou de ser perigoso por causa do coronavírus e esta é uma doença que NÃO PODE ESPERAR a pandemia passar para ser diagnosticada e tratada! A sua demora em buscar um médico especializado ou em postergar a sua consulta ou cirurgia pode causar danos irreversíveis!
Por isso, não deixe que o medo do coronavírus te impeça de cuidar da sua saúde como um todo, observando também os sintomas e sinais de todas as outras doenças pelas quais você pode ser acometido. NÃO DEIXE DE PROCURAR O MÉDICO ou de ir ao pronto-socorro quando necessário!
Eu permaneço com os meus atendimentos e cirurgias, mantendo todo o cuidado necessário em relação à prevenção da COVID-19. Conte comigo e não hesite em entrar em contato!
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.