CONSULTAS ONLINE? SERÁ QUE FUNCIONA?!

By Equipe Dr. Alexandre 3 semanas agoNo Comments
Home  /  Blog  /  CONSULTAS ONLINE? SERÁ QUE FUNCIONA?!

Um assunto muito comentado e questionado nos dias de hoje é a possibilidade das CONSULTAS ONLINE. Neste sentido, preparei para você uma explicação breve e clara sobre o que funciona e o que não funciona, para você entender por que não faço esse tipo de atendimento. Veja: 

 

Neste período de pandemia, muitos pacientes estão entrando em contato comigo e com outros colegas de profissão (não só da área cirúrgica) para saber se é possível a realização de consultas e acompanhamentos por vídeo chamada. 

 

Em primeiro lugar, de acordo com o Código de Ética Médica, o médico não deve prescrever tratamento sem a realização do exame físico, exceto em casos de emergência ou impossibilidade: 

“Art. 37. Prescrever tratamento ou outros procedimentos sem exame direto do paciente, salvo em casos de urgência ou emergência e impossibilidade comprovada de realizá-lo, devendo, nessas circunstâncias, fazê-lo imediatamente após cessar o impedimento”. 

É importante ressaltar que essa orientação é dada porque é extremamente importante que o médico veja e faça a análise presencial, não somente do paciente, mas também dos exames. Além disso, é essencial que o médico verifique com precisão os sintomas e sinais que este possa apresentar para, então, prosseguir com o diagnóstico e medicação necessários ao caso específico. Na especialidade de cirurgia de cabeça e pescoço e, principalmente os casos oncológicos, o exame físico do paciente é importantíssimo e insubstituível! É muito importante avaliar a extensão da doença durante o exame físico, nos casos ainda não tratados, e confrontar com os exames de imagem. Para solicitação de exames de imagem, qual seria o mais adequado, é preciso examinar o paciente antes. Naqueles pacientes já tratados, o exame físico periódico é fundamental para detecção de qualquer alteração, muitas vezes não identificadas nos exames de imagem. Lembrando que o diagnóstico precoce permite tratamento mais eficaz e com maiores chances de cura! 

 

Além disso, a situação em que vivemos, de pandemia e isolamento social, não se trata de uma impossibilidade dos atendimentos, mas sim, de uma cautela maior e obediência às regras e orientações dadas pelos órgãos responsáveis para a devida prevenção contra a COVID-19. 

 

Afinal, a preocupação com a saúde deve estar focada no paciente como um todo, e não só atrelada aos riscos da COVID-19. Um paciente com diagnóstico de câncer, por exemplo, não pode interromper seu tratamento, muito pelo contrário, deve prosseguir com ainda mais cautela e orientação médica. 

 

COMUNICAÇÃO ENTRE MÉDICO E PACIENTE VIA ONLINE: 

 

A comunicação entre médico e paciente via redes sociais e aplicativos de conversas não é proibida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM)todavia esta comunicação não pode constituir em uma consulta completa.  

As redes sociais, em primeira instância, podem e devem servir para a distribuição de materiais educativos, tirar dúvidas e até facilitar o envio de resultado de exames (faço isso de rotina com os meus pacientes). 

 

TELEMEDICINA E CONSULTA ONLINE: 

telemedicina abrange toda a prática médica realizada à distância e são serviços de saúde oferecidos nos casos em que a distância é um fator críticoEm muitos países é considerada muito importante, pois é uma solução de urgência que, quando bem utilizada por profissionais experientes e treinados para tal, pode ser muito útil. 

Nestes casos, os profissionais da área, devidamente treinados, usam tecnologias específicas e preparadas para tal, como chamadas por vídeo e sensores que transmitem dados, para a troca de informações e avaliação do paciente. 

Todavia, esse tipo de atendimento é importante SOMENTE para os casos extremos, pois, de fato, a melhor e mais segura forma para que o médico faça a sua consulta é no formato PRESENCIAL. É base da medicina o encontro e a análise física presencial para o melhor diagnóstico e devidas orientações. 

 

Por fim, cumpre-me ressaltar que estou atendendo presencialmente, com todos os cuidados preventivos e pronto para te receber em meu consultório! Para marcar a sua consulta basta entrar em contato pelo telefone (31) 3281-5960.

Category:
  Blog
this post was shared 0 times
 000

Leave a Reply

Your email address will not be published.