ENTENDA O CÂNCER DE TIREOIDE

By Equipe Dr. Alexandre 1 mês agoNo Comments
Home  /  Blog  /  ENTENDA O CÂNCER DE TIREOIDE

O que é Câncer de Tireoide? Quais são os tipos mais comuns de câncer de tireoide? Preparei esse texto para que você ficar por dentro do assunto!

 

A glândula tireoide está localizada na parte da frente do pescoço, logo abaixo da laringe (cordas vocais). Ela produz hormônios que regulam o seu metabolismo, o processo de como o seu corpo usa e armazena sua energia. O câncer de tireoide ocorre quando tumores, também conhecidos como nódulos, crescem na tireoide. Contudo, você sabe quais são os tipos mais comuns de câncer de tireoide?

 

Veja a seguir o que você precisa saber para ficar por dentro desse tema:

 

O QUE É O CÂNCER DE TIREOIDE?

A glândula tireoide está situada na parte anterior do pescoço. Ela tem a forma aproximada da letra H e contém dois lobos: o direito e o esquerdo, unidos por uma parte central, o istmo.

Ela é responsável pela produção dos hormônios T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina), que controlam a velocidade do metabolismo, influencia o desenvolvimento do corpo e a atividade do sistema nervoso. A produção dos hormônios da tireoide é regulada por outra glândula, a hipófise (ou pituitária), que fica no cérebro e produz o hormônio estimulador da tireoide (TSH).

O câncer de tireoide, geralmente começa como um nódulo pequeno, assintomático. Ao começar a crescer, as células malignas podem invadir a cápsula da glândula, membrana que reveste o órgão e as estruturas adjacentes. As células do câncer da tireoide também podem se disseminar pela circulação linfática, acometendo os linfonodos do pescoço (mais comuns nos carcinomas papilíferos), ou pela circulação sanguínea, migrando para os pulmões e ossos (mais comum nos carcinomas foliculares).

 

QUAIS SÃO OS TIPOS MAIS COMUNS DE CÂNCER DE TIREOIDE?

Carcinoma Papilífero:  o mais frequente e de boa evolução, ocorre em 75 a 80% dos casos e  desenvolve-se em células foliculares.

Carcinoma Folicular: apresenta, em geral, boa evolução, ocorrendo de 10 a 15 % dos casos. Está incluído um subtipo que é o carcinoma de células de Hürthle, com frequência de 3%.

Carcinoma Medular: mais raro, ocorre em 3,5% dos casos e apresenta pior evolução.  Este tipo de câncer de tireoide pode ocorrer repetidamente em membros de uma mesma família e requer uma avaliação cuidadosa.

 Carcinoma Anaplásico ou Indiferenciado: é a forma menos comum (cerca de 1,5% dos casos) e o mais agressivo. Quase sempre fatal, mas felizmente muito raro.

 

O QUE VOCÊ DEVE FAZER SE ACHAR QUE TEM UM NÓDULO DE TIREOIDE?

Várias doenças benignas e outros cânceres de pescoço podem se manifestar da mesma forma que o câncer de tireoide. Por isso, é preciso consultar um médico se você tiver:

  • Nódulo no pescoço, que cresce às vezes muito depressa;
  • Dor na parte da frente do pescoço, que pode irradiar para os ouvidos;
  • Rouquidão ou mudança no timbre de voz que não passa com o tempo;
  • Dificuldade para engolir;
  • Dificuldade para respirar;
  • Tosse que não passa e não é causada por gripe.

 

Se você acha que tem um nódulo de tireoide, consulte um endocrinologista ou cirurgião de cabeça e pescoço para diagnóstico e tratamento.

 

SAIBA MAIS

Para mais informações sobre doenças, tratamentos, e muito mais, acesse o meu Instagram clicando aqui, e veja as outras notícias do meu site clicando aqui.

Category:
  Blog
this post was shared 0 times
 000

Leave a Reply