O CÂNCER TAMBÉM PODE SURGIR NAS GLÂNDULAS SALIVARES?

By Equipe Dr. Alexandre 1 mês agoNo Comments
Home  /  Blog  /  O CÂNCER TAMBÉM PODE SURGIR NAS GLÂNDULAS SALIVARES?

Os tumores que acometem as glândulas salivares podem ser observados nas glândulas salivares maiores: parótidas, sublinguais e submandibulares e também nas glândulas salivares menores, que estão distribuídas praticamente por toda submucosa bucal.

Veja a Seguir:

O QUE É O CÂNCER DE GLÂNDULA SALIVAR?

O câncer das glândulas salivares é raro, sendo na maioria das vezes identificado durante exames de rotina ou ida ao dentista. O câncer nas glândulas salivares é provocado por mutações no DNA das células produtoras de saliva ou os canais de drenagem da saliva, que começam a se multiplicar de forma desregulada e leva ao aparecimento do tumor. Os tumores que acometem as glândulas salivares podem ser observados nas glândulas salivares maiores, existem três pares de glândulas salivares principais:

  • As glândulas parótidas, localizadas na frente de cada orelha, são as maiores glândulas salivares. Apesar de a maioria dos tumores que manifestar-se nessas glândulas sejam benignos, é também o ponto de partida para a maioria dos tumores malignos de glândula salivar.
  • As glândulas sublinguais situam-se sob a língua e são as menores das glândulas salivares principais. É raro que um tumor se inicie a partir dessas glândulas.
  • As glândulas submandibulares estão logo abaixo da mandíbula.

SINTOMAS DE CÂNCER NAS GLÂNDULAS SALIVARES

Os principais sintomas que podem indicar o desenvolvimento de câncer nas glândulas salivares incluem:

  • Inchaço ou nódulo na boca, pescoço ou perto do maxilar;
  • Aumento de volume na parte lateral da face (especialmente região anterior à orelha);
  • Dificuldade para engolir;
  • Dores de ouvido;
  • Paralisia Facial;
  • Formigamento ou dormência no rosto;
  • Aumento de volume dentro da boca, no assoalho, e principalmente no palato duro.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?

Os sintomas dos tumores nas glândulas salivares, sejam eles benignos ou malignos, podem ser semelhantes. Por isso, se você perceber qualquer alteração em sua face, deve procurar imediatamente ajuda médica especializada. Somente um profissional, por meio de avaliação completa e exames mais aprofundados, pode dar um diagnóstico preciso.

O diagnóstico inicial do câncer das glândulas salivares é clínico, ou seja, o médico avalia a presença de sinais e sintomas que sejam indicativos de câncer. Em seguida, é indicada a realização de biópsia ou punção; ademais, podem ser solicitados exames de imagem, como radiografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética para avaliar a extensão do câncer.

TRATAMENTO PARA O CÂNCER DAS GLÂNDULAS SALIVARES

A forma de escolha depende do subtipo e estadiamento do tumor. A cirurgia é o principal tratamento. Radioterapia e quimioterapia podem ser usadas em alguns casos.

O diagnóstico e o tratamento precoces são as melhores maneiras de melhorar a perspectiva de uma pessoa com relação ao câncer de glândula salivar. Caso você perceba a presença de um nódulo ou caroço em sua boca, face ou pescoço, procure um especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

SAIBA MAIS

Para mais informações sobre doenças, tratamentos, e muito mais, acesse o meu Instagram clicando aqui, e veja as outras notícias do meu site clicando aqui.

Category:
  Blog
this post was shared 0 times
 000

Leave a Reply