COMO É REALIZADA A CIRURGIA DE CÂNCER DE BOCA?

By Equipe Dr. Alexandre 4 meses agoNo Comments
Home  /  Blog  /  COMO É REALIZADA A CIRURGIA DE CÂNCER DE BOCA?

Preparei esse texto para que você fique por dentro do assunto!

O câncer de boca, conhecido também como câncer de cavidade oral e câncer de lábio, representa um conjunto de tumores malignos que afetam as estruturas bucais, como gengivas, céu da boca, bochechas, lábios e língua.
A Cirurgia é o principal tratamento para este que é o quinto tipo de tumor mais comum entre os homens, e o nono entre as mulheres, segundo dados apresentados pelo Inca.

Veja a seguir o que você precisa para ficar por dentro do tema:

TRATAMENTO CIRÚRGICO PARA O CÂNCER DE BOCA

A boca é composta por várias subdivisões anatômicas, com funções e características diferentes. As estruturas que compõem a cavidade oral, são: lábio, assoalho, língua, rebordo alveolar, palato e mucosa jugal.
Cada uma dessas regiões tem suas particularidades, assim sendo, a cirurgia de câncer de boca é efetuada de acordo com a localização, tamanho e extensão do tumor, sendo que existem diferentes técnicas adotadas conforme a necessidade do paciente e as características do caso.
Frequentemente é necessário que se faça uma extensão da cirurgia para o pescoço, de forma a retirar linfonodos cervicais acometidos pelo tumor. Para muitos casos é necessária uma traqueostomia de proteção e algum tipo de reconstrução (com retirada de outras partes do corpo para cobrir o defeito cirúrgico, os chamados retalhos).
Isso significa que, principalmente para os casos mais avançados, estas cirurgias podem ser muito complexas, demoradas, e exigem equipe multidisciplinar.
De qualquer forma, para decidir sobre o melhor a ser feito em cada caso, o cirurgião deverá avaliar o estágio da doença, juntamente com a solicitação de exames específicos, para indicar a técnica mais assertiva.

SAIBA MAIS

Para mais informações sobre doenças, tratamentos, e muito mais, acesse o meu Instagram clicando aqui, e veja as outras notícias do meu site clicando aqui.

Category:
  Blog
this post was shared 0 times
 000

Leave a Reply